Paulo Freire Vive!! 99 anos do patrono da educação brasileira!

Paulo Freire, patrono da educação brasileira completaria hoje, 19 de setembro, 99 anos.

Seria uma atitude ingênua esperar que as classes dominantes desenvolvessem uma forma de educação que proporcionasse às classes dominadas perceber as injustiças sociais de maneira crítica.

Paulo Freire, patrono da educação brasileira completaria hoje, 19 de setembro, 99 anos. Sempre defendeu que o objetivo da educação deve ser centralizado no diálogo em que educador e educando aprendam a “ler o mundo para poder transformá-lo”. Freire se tornou referência na educação mundial e brasileira por sua teoria do conhecimento, sua coerência e ética, além da forma com a qual educava, sempre priorizando o diálogo e o respeito na busca de um mundo, como ele mesmo dizia “menos feio, mais justo, menos malvado e onde fosse menos difícil amar.”
Não há melhor forma de homenageá-lo do que estudando suas obras, refletindo sobre seu legado e buscando assim formas de resistir aos ataques à educação. A ADUFPI celebra com alegria esta data tão importante e necessária. Paulo Freire continua vivo em cada ação voltada para uma educação libertadora.