Pular para o conteúdo

O próximo WEBINÁRIO DE FORMAÇÃO POLÍTICA DA ADUFPI já tem data marcada.

Acontece nesta sexta-feira, dia 19, ao vivo em nossa pagina no YouTube, às 17h, mais um webinário de formação política da ADUFPI, com o tema: Políticas públicas e desigualdade racial no Brasil: qual o papel da Universidade nesse debate?

A desigualdade e a discriminação racial andam juntas no Brasil desde a chegada dos portugueses, que aqui montaram colônia utilizando-se da escravização de povos negros, e indígenas, tanto aqui quanto na África. Os mecanismos de opressão e dominação racial entre os senhores brancos e os escravos negros, indígenas, e mestiços por muito tempo foi sustentada, por crenças religiosa; depois,pela pseudociência do século XIX, e por fantasias de superioridade biológica e cultural. E hoje, no país governado por Jair Bolsonaro, autoritário, que faz tributo à torturadores da ditadura, e onde negros têm mais do que o dobro de chance de serem assassinados no Brasil, diz Atlas da Violência de 2021. O grupo racial representa 77% das vítimas de homicídio.

Cabe nos questionarmos, qual o papel da universidade pública na luta antirracista e por políticas públicas que diminuam as desigualdades raciais? Para bater um papo com a categoria docente, convidamos Antônio Bispo dos Santos (Nêgo Bispo), pensador quilombola piauiense, membro da Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas do Piauí e integrante da rede de mestres e docentes da Universidade de Brasília (UnB) para dialogarmos a respeito desse tema tão caro e relevante em nossa atual conjuntura. o Webinário também conta com a presença da Professora Isabel Orquiz (Profª Adjunta – UFPI/CSHNB -Picos. Coordenadora do Curso de Pedagogia. Pesquisadora em EJA – Brasil e África), e também da Professora Alba Bomfim (bacharel em Regência Orquestral pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, licenciada e mestre em Música pela Universidade de Brasília e doutora em Regência pela Universidade de Aveiro – Portugal.) A mediação fica por conta da Presidenta da ADUFPI, Prof. Marli Clementino.

ADUFPI em tempos de luta!