Pular para o conteúdo

Nota em solidariedade e preocupação com os crescentes casos de violência, intimidação e assédio no âmbito da UFPI e UFDPar

A diretoria da ADUFPI vem a público manifestar preocupação com os episódios de violência e intimidação ocorridos  no âmbito da UFPI  e da UFDPar. A violência, em suas múltiplas formas, tem se tornado uma constante em nossas instituições de ensino. Afeta não apenas a segurança de nossos docentes, mas também sua integridade moral e psicológica, compromete o ambiente acadêmico e a convivência democrática.

A ADUFPI denuncia com firmeza o crescente clima de hostilidade e violência que tem permeado o cotidiano dos nossos docentes e da comunidade acadêmica de forma geral. 

O combate a esses atos de violência, assédio e intimidação exige uma postura firme e articulada de todos os envolvidos, e a ADUFPI se compromete, mais uma vez, a atuar de maneira estratégica e combativa, buscando medidas eficazes que garantam a proteção dos professores, servidores e estudantes.O sindicato continuará cobrando das autoridades competentes ações imediatas para a implementação de políticas de segurança, assim como a criação de espaços de diálogo que possibilitem a construção de um ambiente mais seguro.

Reforçamos a importância de denunciar todos os casos de violência, assédio e intimidação, e garantimos que a ADUFPI estará, sempre, ao lado dos docentes, seja na luta por melhores condições de trabalho, seja na defesa da integridade física e psicológica de todas(es/os). Reafirmamos nossa solidariedade e apoio as(aos) nossas(os) associadas(os) que foram vítimas de algum tipo de violência no seu espaço de trabalho. Seguimos vigilantes.