Pular para o conteúdo

NOTA DE SOLIDARIEDADE A DOCENTE E DISCENTES VÍTIMAS DE UM ARRASTÃO NA UFPI NA NOITE DESTA QUINTA-FEIRA 22 DE SETEMBRO.

Manifestamos todo nosso apoio e solidariedade a professora da Universidade Federal do Piauí, bem como toda sua turma de discentes, que na última quinta-feira (22) foram vítimas de um arrastão nas dependências do Campus Ministro Petrônio Portela, em Teresina.

Segundo relatos, o assaltante adentrou a sala de aula portando uma arma de fogo por volta das 20h do dia 22 de setembro de 2022. Rendeu alunas e alunos, enquanto ordenou que a docente recolhesse os pertences de todos os presentes no ambiente. Após a ação, as vítimas ainda comentam que o criminoso ao sair da sala trancou a porta pelo lado de fora com um cadeado. Há suspeitas de que o crime tenha sido premeditado. Entretanto, não é a primeira vez que isto ocorre, de arrastão dentro da UFPI, gerando instabilidade e medo em toda a comunidade.

Não é de agora que a ADUFPI reivindica melhores condições estruturais no que se refere à segurança da comunidade acadêmica no interior da instituição. Também denunciamos a precarização da educação bem como a falta de ações efetivas da Administração Superior para a proteção da comunidade acadêmica.

Em um cenário de cortes de verbas, orçamento reduzido para custear gastos discricionários destinados ao pagamento de despesas como água, luz, segurança, limpeza, e manutenção da infraestrutura, é imperativo que a Administração Superior priorize a segurança e as condições de trabalho condignas para que docentes, discentes e funcionários possam exercer suas atividades. O sindicato também solicita da Administração Superior os devidos esclarecimentos e possíveis soluções a respeito do ocorrido.

Toda nossa solidariedade à professora e seus (as) alunos (as).

A Diretoria.