Pular para o conteúdo

ADUFPI realiza mais uma ação nos centros da UFPI. Confira como foi a roda de conversa sobre Valorização da Vida.

A ADUFPI realizou nessa quarta-feira (21), no engate do CCHL com o CCE, a roda de conversa “Valorização da vida” para falar sobre ansiedade, depressão e  saúde mental, dando continuidade às ações da Campanha Setembro Amarelo. Durante a ação, foram discutidas as várias situações que levam o adoecimento mental e a importância da conscientização da sociedade sobre a saúde psicológica, que também pode estar relacionada ao emprego, à família, à situação financeira, entre outras questões.

Durante sua fala, Márcia Brandão, assistente social da Gerência Estadual de Atenção à Saúde Mental, frisou que devemos falar sobre saúde mental durante todo o ano. “Sabemos que não é só em setembro que acontecem casos de atentados contra a própria vida. Por isso, devemos estar atentos todos os meses. E para falarmos de saúde mental, devemos considerar o contexto em que a pessoa está inserida, se ela é respeitada na família, qual a condição financeira, se tem pleno acesso à saúde pública etc”, finalizou.

A psicóloga Cassandra Souza, presente à roda de conversa, destacou a importância de conversar, de escutar e de proporcionar acolhimento ao próximo e que não se deve compartilhar imagens de pessoas que chegaram a consumar ações de retirada da vida. Estas imagens, por si só, podem servir de incentivo para fortes gatilhos emocionais e que incentivam pessoas com ideação a atentarem contra a própria vida. Além de tudo, este evento por si só já é uma ótima estratégia de cuidado e atenção para com a comunidade acadêmica, pois cria espaços de acolhimentos e que levam informação às pessoas. Não subestimem uma fala de angústia. Tenha uma escuta empática, às vezes a pessoa só quer falar, então, crie um espaço de acolhimento”, pontuou a psicóloga.

A atividade também contou com a participação do Professor e Cientista Social, Benedito de Araújo. O docente destaca que já teve repetidos contatos com pessoas que chegaram a atentar contra a própria vida ou que manifestaram intenções. E foram estes acontecimentos que o levaram a pesquisar sobre o tema. Benedito de Araújo, parabenizou a ADUFPI por aceitar o desafio de falar sobre um tema tão caro e cerceado de tabus, e que, necessariamente, precisa ser cada vez mais discutido com novas estratégias de atuação.

Colaborando e participando com bastante afinco, também estiveram presentes a Diretora do Centro de Ciências da Educação – CCE, Professora Eliana Alencar, assim como, a Diretora do Centro de Ciências Humanas e Letras – CCHL, Professora Edna Maria Goulart. Agradecemos a parceria.