NOTA DE REPÚDIO À TENTATIVA DE CRIMINALIZAÇÃO DE DOCENTE COORDENADOR DA ADUFPI PARNAÍBA PELA GESTÃO DA UFDPAR

Na manhã do dia 29 de agosto de 2022, em caminhada pelo campus Ministro Reis Velloso na UFDPAR, representantes dos(as) docentes e discentes convidavam a comunidade universitária para a assembleia da ADUFPI Regional Parnaíba, que seria realizada às 15 horas da tarde daquele mesmo dia. Percorremos o campus, acessando as salas de aulas dos cursos de Medicina, Psicologia, Matemática, Biomedicina, Fisioterapia, Biologia, Engenharia de Pesca e os espaços de gestão, sem nenhum tipo de constrangimento, distribuindo panfletos e dialogando com os(as) docentes, discentes e técnicos(as) administrativos(as) sobre os motivos e objetivos da assembleia dos(as) docentes da UFDPAR.

Ao chegarmos no prédio do curso de Medicina, no andar em que estão localizados os espaços ocupados pela gestão da universidade, a mesma rotina foi praticada: entramos com permissão daqueles(as) que estavam internamente nos espaços, distribuímos panfletos com a pauta da assembleia e dialogamos com os(as) servidores(as), nas Pró-Reitorias de Pesquisa e de Extensão, sem nenhum tipo de animosidade e truculência; pelo contrário, com boa receptividade.

No entanto, ao adentrarmos à Pró-Reitoria de Administração (PRAD), com o mesmo procedimento anterior, distribuindo panfletos e dialogando com os(as) servidores(as) do setor sobre os motivos e objetivos da assembleia, fomos surpreendidos(as) pela chegada do Pró-Reitor Mário Fernandes Lima, que, de forma autoritária e com tom de voz elevado, se dirigiu a mim, tentando impedir a ação sindical de divulgação e de convite aos(às) técnicos(as) administrativos(as) para a referida assembleia, ao mesmo tempo em que abriu a porta da sala para nos expulsar do espaço da gestão, expressando ser dono daquele espaço público. Nesse momento, reagi firmemente contra o mandonismo e não permiti que o gestor impedisse a divulgação e intimidasse a equipe com sua tentativa de coação. Sua atitude foi um flagrante atentado à prática sindical,bem como se configurou assédio moral, pois utilizou-se do cargo para coagir docente do curso de Ciências Econômicas da UFDPAR.

Além de configurar prática antissindical e coação de servidor em seu ambiente de trabalho, Mário Fernandes, de forma ardilosa, publicizou uma nota nas redes sociais fazendo diversas ilações sobre o ocorrido, tentando me coagir e criminalizar. Ademais, no dia 30 de agosto de 2022, solicitou ao Reitor Pró-Tempore, via memorando eletrônico nº 87/2022, apuração de suposto crime cometido por mim, exatamente um dia depois da assembleia apresentar uma série de denúncias contra a gestão da UFDPAR, sendo duas delas diretamente relacionadas à gestão da PRAD.

Mais um ataque à democracia na UFDPAR, ocorrido na semana passada e que repercutiu nacionalmente, foi a tentativa de prender um discente na sala de aula ministrada pelo Prof. João Paulo Macedo (também coordenador da ADUFPI Regional Parnaíba), sob a falsa acusação de pichação; o que agora se repete com a busca por criminalizar um docente coordenador da ADUFPI também, por ter enfrentado a truculência e o autoritarismo do servidor Mário Fernandes, Pró-Reitor de Administração da UFDPAR, em sua tentativa de restringir a liberdade de prática sindical na instituição.

A criminalização da comunidade universitária é a estratégia central utilizada pela gestão da UFDPAR para intimidar e calar aqueles(as) que ousam denunciar as irregularidades, inclusive os indícios de crime de improbidade administrativa, cometidos pelo Reitor Pró-Tempore da UFDPAR. Dessa forma, repudio veementemente as tentativas de criminalização do movimento docente, discente e dos(as) técnicos(as) administrativos(as) e de coerção da prática sindical, garantida na Constituição Federal de 1988, realizada, sucessivamente, pela gestão sob suspeição do atual Reitor Pró-Tempore da UFDPAR.

Prof. Osmar Gomes de Alencar Júnior, coordenador geral da ADUFPI Regional Parnaíba

#Abaixo ao autoritarismo!
#Abaixo a práticas antidemocráticas!
#Abaixo a imoralidade e a falta de ética!
#Fora Pró-Reitor de Administração!
#Fora Reitor Pró-Tempore Interventor!