Pular para o conteúdo

Lista Tríplice: ADUFPI comparece à reunião do CONSUN para acompanhar a pauta que fixa a data para elaboração das Listas Tríplices.

Na manhã desta quinta-feira, 5 de setembro de 2024, foi realizada a reunião do CONSUN (Conselho Superior da Universidade Federal do Piauí)  no Salão Nobre da Reitoria da UFPI. Entre os pontos de pauta estava a apreciação da minuta de resolução que fixa data da reunião do Colégio Eleitoral para elaboração das Listas Tríplices, destinadas ao provimento dos cargos de Reitor(a) e Vice-Reitor(a) no período de 2024 – 2028. 

Tendo em vista a importância do tema para a vida da universidade e para seus associados e associadas, a ADUFPI solicitou participação via ofício,  para acompanhar a referida reunião. Na ocasião, sendo representada pela vice-presidente, professora Bárbara Johas e o coordenador regional de Bom Jesus, professor Márcio Costa, os mesmos estiveram atentas(os) aos elementos da minuta de resolução apresentada e debatida pelos conselheiros e conselheiras.

A minuta foi aprovada e agora segue os trâmites para a composição da lista tríplice. Importante ressaltar que a diretoria da ADUFPI continuará a acompanhar todo o processo relacionado a escolha da consulta universitária, bem como toda e qualquer matéria de interesse de nossos associados. Também estava prevista a apreciação da  minuta de resolução que estabelece normas e procedimentos para remoção de servidores no âmbito da UFPI. 

Considerando a importância da questão para toda categoria docente, com ênfase para a multicampia, também solicitamos que a ADUFPI pudesse acompanhar o debate e resolução da matéria, entretanto, ela foi retirada de pauta. Seguiremos atentos para uma nova discussão sobre a minuta considerando sua importância para todos(os) professores(as) da UFPI.       

A presença da ADUFPI neste momento significativo ressalta a importância de defender os princípios democráticos dentro da UFPI. A autonomia da universidade é um pilar fundamental que garante a independência da instituição e assegura que as decisões sejam tomadas com a devida transparência e alinhamento com os interesses da comunidade acadêmica. O sindicato reafirma seu compromisso com a proteção e promoção da autonomia universitária, no interesse da nossa categoria e na defesa da universidade pública de qualidade e socialmente referenciada.