Atualizações sobre a GREVE UFPI 2024
Categoria docente da UFPI realiza ato no pórtico da universidade no primeiro dia de greve da instituição.
Na manhã desta segunda-feira, dia 3 de junho, iniciou a greve dos docentes da Universidade Federal do Piauí.
A greve foi aprovada por ampla maioria na última Assembleia Geral Simultânea, ocorrida no dia 28 de maio de 2024,que contou também com a participação dos Campi de Bom Jesus, Floriano e Picos.
Os professores e professoras, além da recomposição salarial, também reivindicam melhores condições para aposentadoria, a recomposição orçamentária das universidades, a revogação de um conjunto de medidas que ferem os direitos de servidores públicos federais, além de pautas locais.
A categoria não está de braços cruzados e tem organizado atividades de mobilização para conscientizar a comunidade acadêmica sobre a importância da greve como instrumento legal e legítimo da classe trabalhadora. A luta é diária e envolve uma série de ações com a qual a Diretoria do sindicato e Comando Local de Greve têm se debruçado para garantir os direitos de toda categoria docente.
Em audiência com a Administração Superior da UFPI, docentes solicitam a suspensão do calendário acadêmio sem danos às bolsas estudantis.
A ADUFPI e o Comando Local de Greve reuniram-se com Administração Superior em audiência ocorrida na manhã desta segunda-feira, dia 3 de junho de 2024, na reitoria.
Após a realização do ato público no pórtico da UFPI, as professoras e professores marcharam até a reitoria para dialogar com a Administração superior a respeito da suspensão do calendário acadêmico sem danos ou prejuízos às bolsas concedidas à comunidade discente.
Em resposta , o professor Gildásio Guedes, reitor da UFPI, comprometeu-se em convocar de forma extraordinária uma reunião do Conselho de Pesquisa, Ensino e Extensão da UFPI (CEPEX) para deliberar acerca da solicitação apresentada.
A ADUFPI e o comando local de greve informam que manterão as atividades de mobilização em pleno funcionamento para cobrar da administração superior um posicionamento acerca das reivindicações apresentadas.
Seguiremos em luta.
Comando Local de Greve reúne-se para deliberar novas estratégias
Na tarde desta terça-feira, DIA 4 DE JUNHO DE 2024, o comando local de greve da UFPI reuniu-se para traçar novas estratégias de mobilização e comunicação. As comissões tiveram a oportunidade de dialogar sobre as ações que serão realizadas nos próximos dias com a finalidade de ampliar a adesão à greve bem como realizar um trabalho pedagógico de conscientização da categoria docente em torno das pautas reivindicas.
ADUFPI e Comando Local de Greve participam de ato unificado nesta terça-feira, dia 4 de junho.
A atividade aconteceu nesta terça-feira, dia 4 de junho de 2024, em frente ao frente ao Sesc Cajuína, em Teresina, local onde estava prevista uma atividade com a presença do ministro da educação, Camilo Santana. A ação reuniu sessões sindicais, movimentos sociais, estudantis e de técnicos administrativos em uma tatde de luta e reivindicações.
Esta é mais uma atividade de mobilização da agenda do Comando Local de Greve e da Diretoria.
Convocamos toda categoria docente para se somar as atividades que serão realizadas pela ADUFPI e Comando Local de Greve. Precisamos nos unir,dialogar e construir um ambiente colaborativo de luta para galgar êxito em nossas atividades.
Comando Local de Greve disponibiliza canal de comunicação para atender às dúvidas da comunidade acadêmica.
Atenção, comunidade acadêmica da UFPI,
Disponibilizamos um canal para receber as dúvidas pertinentes à Greve. Eventuais dúvidas, solicitação de informação, ações previstas podem ser enviadas para o endereço:
comandolocaldegreveufpi@gmail.com
📣 PLANTÃO DO COMANDO DE GREVE
Informamos que o Comando Local de Greve realizará plantões semanais enquanto durar a greve na Sede Social da ADUFPI, em Teresina.
De segunda a sexta, das 9h às 18h, no Auditório da ADUFPI.
Estaremos disponíveis para receber professoras e professores, assim como, estudantes, técnicos a fim de estreitar o diálogo com nossos pares e esclarecer quaisquer eventuais dúvidas.
Local do Plantão:
Auditório da Sede ADUFPI Teresina.
Horários: de segunda a sexta, das 9h às 18h.
CAFÉ com GREVE!
A Regional ADUFPI de Bom Jesus, convida toda categoria docente para comparecer ao Café com Greve que ocorre nesta quarta-feira no Colégio Técnico de Bom Jesus (CTBJ).
GREVE pela Educação Federal.
Comando local de greve faz caminhada pelo Colégio Técnico de Teresina e centro de ciências agrárias
Na manhã desta quinta-feira dia 6 de junho de 2024 em cumprimento as deliberações do comando local de greve, professoras e professores realizaram caminhada pelo Colégio Técnico de Teresina e pelo centro de ciências agrárias da UFPI a fim de mobilizar e dialogar com as professoras e professoras.
Na ocasião o CLG fez visitas às salas e dialogou com docentes e discentes visando dar amplitude as ações propostas pelo comando local e conscientizar a comunidade acadêmica sobre a importância da greve na educação pública federal.
Confira a agenda de mobilização e ações propostas pelo Comando Local local de Greve
Ato público nesta segunda-feira,dia 10 de junho, a partir das 9h em frente à Reitoria da UFPI
Convocamos toda categoria docente e comunidade acadêmica da UFPI para se fazer presente no ato público que ocorrerá dia 10 de junho de 2024,segunda-feira, a partir das 9h em frente à Reitoria.
Na oportunidade ocorrerá o CEPEX , ao qual foi reivindicado pelo Comando Local de Greve a inclusão da pauta de suspensão do calendário acadêmico sem prejuízo às bolsas estudantis.
É de suma importância que todas e todos compareçam, a fim de fortalecer o movimento grevista e pressionar para que nossas reivindicações sejam atendidas.
Venha construir a greve conosco.
Confira os encaminhamentos aprovados na Assembleia Geral Permanente de Mobilização da Greve. 7 junho, 2024 16:26
Na tarde desta quinta-feira, dia 6 de junho de 2024, a Diretoria da ADUFPI e o Comando Local de Greve, reuniram-se no auditório do sindicato para realização da Assembleia Geral Permanente de Mobilização da Greve.
A sessão teve a finalidade de discutir os desdobramentos referentes à mobilização da greve na UFPI, tendo como pautas os seguintes pontos: 1) agenda de mobilização; 2) atividades essenciais e outras questões que atravessam nossa luta e o movimento de greve;3) análise de conjuntura e ações pela reabertura das negociações.
O método de condução foi apresentado pela Vice-presidenta da ADUFPI, professora Bárbara Johas, acompanhada da professora Nayane Costa, secretária geral do sindicato e do professor Arnaud Azevêdo, diretor sindical da mesma entidade que também compuseram a mesa da assembleia.
Os professores realizaram um amplo debate sobre o movimento grevista nacional, debatendo as questões locais e a mobilização da greve prevista para os próximos dias. Também foi amplamente debatido entre os docentes quais atividades devem ser consideradas essenciais. Diante das vicissitudes apresentadas pela categoria docente e dos desafios que se mostram pertinentes à construção da luta pelo fortalecimento da greve, foram aprovados os seguintes encaminhamentos:
1) Proposta de intensificar a articulação e pressão junto a deputados/senadores somando as ações já realizadas pelo Andes, bem como realizar ações focadas nos parlamentares piauienses via e-mail e ações presenciais, definindo um calendário de mobilização.
2) Campanha de doação de sangue do movimento de greve.
3) Enviar comunicados ao Andifes pressionando sobre a importância da greve e apresentando novamente as propostas do Andes.
4) Que o comando local de greve envie um documento por e-mail a todos os departamentos, coordenações, programas de graduação e pós-graduação afirmando que o ensino técnico, graduação e pós-graduação estão paralisados. As coordenações/ departamentos enviem ao comando local de greve (comandolocaldegreveufpi@gmail.com) as atividades que consideram essenciais, que não sejam de ensino, para que o comando possa avaliar e responder no prazo de até três dias (72 horas).
5) Solicitação formal à gestão superior que comunique adequadamente os discentes sobre a greve, com especial atenção aos alunos com deficiência.
6) Participação da categoria docente na caravana à Brasília para participar do Ato Unificado das Entidades da Educação, em Brasília (DF), em frente ao MEC, dia 14/06/2024.
7) Produção de documento em defesa da democracia universitária e respeito a consulta acadêmica somado ao movimento do Andes, internamente realizando ações para pressionar a gestão superior a dar o andamento correto aos trâmites de posse da nova gestão, democraticamente eleita na recente consulta.
9) As atividades essenciais devem ter critérios claros (como quais as causas do pedido, prejuízos ao trabalhador/discente, perdas ao departamento ou alunos, etc) e cada caso será avaliado pelo comando de greve. As solicitações devem ser enviadas ao e-mail: comandolocaldegreveufpi@gmail.com, devem ser acompanhadas de comprovação e descrição clara da atividade.
Sem mais para o momento, aproveitamos a oportunidade para convidar toda a categoria docente para se juntar à luta sindical. Venha construir a greve conosco.
*Nota:
Os encaminhamentos aprovados em assembleia, posteriormente, serão apreciados e inseridos na ata após leitura e discussão na próxima assembleia geral permanente de greve!
Ato unificado de 14 de junho de 2024: Dia Nacional de Luta e Mobilização
A intransigência do governo em manter o reajuste zero em 2024 e em não avançar em propostas que não têm impacto orçamentário continua.
A reunião com o governo federal para negociação da pauta docente, que acontecerá no dia 14 de junho, no Ministério da Educação, foi arrancada pela força da greve.
Portanto, no dia 14 de junho é momento de mostrar a força da greve docente federal. O Comando Local de Greve dos Docentes da UFPI convoca todos os seus associados para Ato em Teresina, simultaneamente ao Ato em Brasília, em conjunto com as(os) docentes, TAEs e discentes da UFPI e do IFPI.
Local: cruzamento da Avenida Frei Serafim coma Rua Coelho de Resende
Horário:
A partir das 08h.
#negociajá