A ADUFPI retoma suas atividades itinerantes nas Regionais atendendo as demandas judiciais da categoria docente e visando dar continuidade ao trabalho realizado na multicampia. Neste primeiro momento, a Diretoria do sindicato dirigiu-se à Universidade Federal do Delta do Parnaíba – UFDPar, em Parnaíba, para dialogar e encaminhar as devidas documentações referentes às suas principais ações judiciais na justiça, URP, 1 ⁄ 3 de Férias e 3,17%.
Neste plantão, 40 docentes foram atendidos e apresentaram as documentações requeridas pelos advogados, além de outras orientações por parte da Assessoria Jurídica da ADUFPI. As dúvidas foram dirimidas e a atividade foi muito produtiva. Além das ações jurídicas já mencionadas, a assessoria e a diretoria também realizaram atendimentos individuais, escutando atentamente às reivindicações da categoria docente, desenvolvendo assim, um espaço para escutar a base da Regional e facilitar a aproximação e a atuação da ADUFPI na Universidade Federal do Delta do Parnaíba. O Professor Osmar Alencar, coordenador da Regional destaca que:
“Sobre a ação do plantão jurídico, que ocorreu na semana passada, a atividade foi muito boa, pois estiveram presentes um total de 40 pessoas, professoras e professores, em sua maioria aposentados. Mas também tivemos a presença de alguns professores da ativa e que estavam ansiosos para saber o desfecho de algumas ações judiciais, principalmente sobre a ação do 3,17%. Então, do ponto de vista político e sindical foi importante a vinda da Presidenta da ADUFPI, Professora Dra. Marli Clementino, juntamente com a diretoria e assessores jurídicos”,
O professor ainda destaca que esta atividade é fundamental para o fortalecimento das relações sindicais que a ADUFPI deve estar sempre aprimorando com suas filiadas e filiados, desta forma, fora da sede de Teresina, é possível alcançar e conhecer de perto os desafios, as demandas e a realidade que a multicampia enfrenta em suas várias formas.
A Luta coletiva é fundamental para nosso sindicato, especialmente na conjuntura política que nos encontramos, mesmo ainda enfrentando a pandemia, esse contato mais próximo nos anima para a continuidade da luta e conquistas coletivas, reforça Profa. Marli Clementino.
“Esse, com certeza, foi um momento importante, de diálogo, de interação e de explicações para que as associadas e os associados da Regional de Parnaíba pudessem apresentar suas demandas e também agregar na luta e defesa dos direitos da classe trabalhadora, dos direitos atinentes às questões jurídicas. Um ponto importante para atrair novos associados e para fortalecer o sindicato, sempre na proteção dos nossos direitos“. Destaca o Professor Osmar Alencar.
Informamos que as visitas aos campi de Floriano, Picos e Bom Jesus, brevemente, serão apresentadas em calendário pela própria Assessoria Jurídica. Acompanhe nossas redes para mais atualizações.