Em alusão ao mês do autismo, PREMAUT realiza atividades com crianças autistas na ADUFPI

Abril Azul, é o mês da conscientização mundial sobre o autismo. O mês foi escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007, para lembrar a data e chamar a atenção da sociedade para o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).

 

Mesmo estando em maio, para que a data não passasse sem a devida importância, o PREMAUT – Projeto de Atividade Motora Dirigida a Pessoas com Autismo, que acontece desde setembro de 2018 como Projeto de extensão da UFPI, realizou nos dias 3 e 4 de maio, uma programação especial para celebrar e dar mais engajamento para esta causa tão importante em nossa sociedade.

 

A Professora Mara Jordana, coordenadora do projeto que agora acontece também na ADUFPI, realizou uma confraternização com o público atendido em nosso sindicato para celebrar e promover atividades com crianças e adolescentes com autismo. O objetivo é trabalhar de forma mais específica atividades psicomotoras, buscando o desenvolvimento integrado de habilidades associadas aos aspectos emocionais e cognitivos em crianças e pessoas com autismo.

 

 

Durante a pandemia, as atividades do Projeto que agora atende tanto crianças da AMA (Associação dos Amigos dos Autistas), quanto filhas e filhos de associados (as) do sindicato, precisaram ser interrompidas devido às dificuldades impostas pelas medidas sanitárias restritivas, porém, desde março deste ano, o projeto encontrou na ADUFPI uma parceria na qual tornou possível a retomada dos atendimentos e atividades junto à um time de monitores parceiros do Projeto.

 

 

Em entrevista, a Professora Mara destaca que: Desta vez, as atividades foram pensadas para dar uma quebra na rotina nos trabalhos que realizamos. Geralmente, trabalhamos mais com atividades de coordenação motora ampla, lateralidade, equilíbrio, orientação espacial, mas hoje, buscamos trazer atividades mais sensorial, perceptiva, trabalhando a cognição como foco, deixando margem para que seja estimulado a criatividade dessas crianças. Trouxemos dinâmicas de jogos, atividades de pintura, montagem de peças, entre outras atividades que devido à escassez de tempo não podemos realizar no atendimento diário. As crianças gostam deste espaço no sindicato por ser amplo, arejado, e também pela facilidade do acesso pela comunidade, pais e mães do público que atendemos.

 

A Presidenta da ADUFPI, Professora Drª. Marli Clementino, enquanto pedagoga, enfatiza que “é preciso sensibilizar a sociedade diante dos tabus que envolvem pessoas com autismo, pois o autismo atinge mais de 70 milhões de pessoas no mundo, afetando a maneira como estas pessoas se comunicam e interagem. Para o sindicato dos docentes, é fundamental trazer mais informações à sociedade sobre como conviver melhor com a diversidade do espectro autista, de forma respeitosa com oportunidades e equidade de direitos. Portanto, é imprescindível que tenhamos um espaço onde podemos não apenas atender estas crianças, mas também oportunizar discussões e processos formativos no que se refere às dúvidas referentes ao tema”.

 

A Dona Conceição Cronemberg, mãe do aluno João Carlos Cronemberg, atendido pelo PREMAUT aqui na ADUFPI, comenta que ” é com muita felicidade que encontramos uma associação que abrace a gente assim, porque as famílias que tem filhos autistas sempre são podadas, a sociedade ainda não abraça a causa. E essa abertura por meio desse projeto, foi uma bênção para nós. O meu filho, João Carlos Cronemberg, foi muito bem recebido aqui e é tudo muito bem trabalhado, sem distinção entre os monitores. Venho com o maior prazer do mundo pra cá. O João não falta um dia, tem adorado, pois o afeto que recebemos aqui dos profissionais é o que mais gostamos, pois, nem os médicos nos recebem com tanto carinho como aqui.

 

Quem deseja conhecer e buscar mais informações sobre o PREMAUT na ADUFPI, basta entrar em contato pelo Whatsapp pelo 86 9973-9573, e falar diretamente com a Coordenadora, Professora Mara Jordana.

 

Acompanhe nossas redes sociais:

 

🔵 facebook.com/adufpi

🔴 instagram.com/Adufpi

⚫https://youtube.com/adufpi

 

ADUFPI em tempos de luta!