Pular para o conteúdo

Edital Fundo Babaçu: oportunidade para projeto socioambientais com quebradeira da coco babaçu

O Movimento Interestadual de Quebradeiras de Coco Babaçu – MIQCB lançou no dia 07/06/2023, dois editais que disponibilizam R$ 1.820.000,00 (um milhão e oitocentos e vinte mil reais) para projetos socioambientais de quebradeiras de coco babaçu. A finalidade é apoiar grupos e organizações comunitárias agroextrativistas de quebradeiras de coco babaçu do Piauí, Maranhão, Pará e Tocantins. O período de inscrições dos projetos é de 7 de junho a 8 de agosto de 2023.

Poderão submeter propostas associações, cooperativas e fundações que atendam a finalidade dos editais. A pretensão é selecionar projetos que contemplem a atuação em comunidades agroextrativistas de quebradeiras de coco babaçu e proponham ações de combate ao desmatamento, preservação dos babaçuais e do meio ambiente como um todo. Outros aspecto que será considerado é o fortalecimento das quebradeiras de coco babaçu como guardiãs das florestas.

O objetivo do Fundo Babaçu é contribuir para autonomia e qualidade de vida das quebradeiras de coco babaçu e suas comunidades tradicionais, com a conservação da biodiversidade existente nas florestas de babaçu, por meio da ampliação do seu acesso a fontes de recursos e promoção do fortalecimento das organizações de base comunitária a partir do desenvolvimento de capacidades em gestão de projetos socioambientais.

A professora Carmen Lima, diretora sindical da Adufpi, faz parte do Comitê Gestor do Fundo Babaçu, que analisará as proposta submetidas aos editais. Ela destaca que “o Fundo é uma conquista das quebradeiras de coco que lutam historicamente pela defesa dos babaçuais desde a década de 1990, ocasião em que criaram o MIQCB. Atualmente, este movimento reúne quebradeiras do Piauí, Maranhão, Pará e Tocantins. Para que tenhamos a dimensão da importância dessa causa, vale destacar que nestes 4 estados, os babaçuais correspondem a aproximadamente 27 milhões de hectares. Neste perímetro existem mais de 300 mil filhas da mãe palmeira, designação dada as quebradeiras de coco babaçu. A economia do babaçu possui muita vitalidade e tem uma relevância social e ambiental que precisa ser defendida e apoiada”.

Os editais estão disponíveis no site do MIQCB: https://www.miqcb.org/