Com o objetivo de promover um intercâmbio de conhecimentos entre indígenas, quilombolas, advogados e pesquisadores das mais diversas áreas do conhecimento, será realizado nos dias 28 e 29/06/2023 o evento “Diálogo de Saberes: Partilhas afropindorâmicas para a justiça racial global, do Piauí às Américas”, nas dependências da ADUFPI e no auditório do CCE da UFPI.
Durante os dois dias serão debatidas questões de grande relevância para os indígenas e quilombolas, entre os temas destacamos: o conhecimento produzido por indígenas e quilombolas, a questão da terra diante do avanço da capitalismo, por meio do agronegócio e dos projetos de mineração no Cerrado e, por fim, a busca por reparações no âmbito das injustiças raciais, um esforço contemporâneo que une, cada vez mais, universidade, ativistas e demais agentes da sociedade contemporânea, a nível de Brasil e Estados Unidos.
O evento possui um caráter interinstitucional, abarcando diversas universidades, movimentos sociais organizados e os próprios indígenas e quilombolas do Piauí. Nesta primeira edição do evento, a organização acadêmica conta com o professor Gustavo Said (DCSO/CCE/UFPI ) e na comissão organizadora, as professoras Laura Anne Lomas (Rutgers University); Carmen Lúcia Silva Lima (UFPI/ADUFPI); Núbia da Silva Batista Brandão (CT-UFPI); Andreia Marreiro Barbosa (Instituto Esperança Garcia/UESPI); Cristiana Costa da Rocha (PPGSC/UESPI); Adauto Neto Fonseca Duque (UESPI); Mairton Celestino (UFPI); Lucas Matheus Evangelista Santos (Advogado popular do Centro de Defesa Ferreira de Sousa), Jeisy Holanda, uma das lideranças do Quilombo Custaneira, localizado no município de Paquetá/PI, além de estudantes de graduação e da pós-gradução das universidades parceiras.
De acordo com Carmen Lima, diretora sindical da ADUFPI, “a realização do evento é muito importante para nosso sindicato, pois reunirá representantes dos povos indígenas e quilombolas do Piauí, tendo como foco central o debate a respeito de questões urgentes e atuais, tanto para o ambiente acadêmico, como para o sindical, uma vez que a inserção da temática das reparações, bem como da implementação de políticas públicas afirmativas nas IFES são pautas históricas dos docentes”.
Segundo Marli Clementino, atual presidenta da ADUFPI, “o evento torna-se, por si só, significativo por se constituir no seu nascedouro por um leque de parcerias, envolvendo indígenas, quilombolas, ativistas da área
jurídica e de profissionais das diversas instituições universitária. A Educação do campo e a busca por alternativas de inclusão da prática educativa em espaços indígenas e quilombolas se faz de modo necessário nesse Brasil de tantas desigualdades de raça, classe e gênero”.
De acordo com a professora Laura Lomas, nossa pretensão é “promover novos cursos, novos critérios de admissão, ações afirmativas para bolsas e um compromisso sério com os saberes que não derivam da Europa, mas sim das comunidades tradicionais das Américas”.
A programação encontra-se constituída por um ritual de abertura, com alinhamento energético, rodas de conversas, lançamento de livros e atividades culturais. Vale destacar que a Quinta Cultural da ADUFPI, uma atividade tradicional, será integrada ao evento.
A programação conta ainda com nomes expressivos, tais como Nego Bispo (Quilombo Saco Curtume), Giliard Feitosa (Quilombo Custaneira), Seu Cláudio (Quilombo Lagoas), Mãe Maria Lúcia (Quilombo Boa Esperança), Dan (povo Akroá Gamella), cacique Henrique Tabajara Tapuio (APOINME), Yumeli (povo Warao), Cristiana Costa (UESPI), Francisco Junior (Funai), Cyntia Raquel (Seduc) e Lucas Vieira (Coletivo de Adv. Antônia Flor).
Estudantes e representantes indígenas e quilombolas, professores, técnicos e terceirizados estão entre os convidados a participar de todas as atividades. Por fim, para emblemar ainda mais este expressivo evento, a Diretoria da ADUFPI convida as associadas e associados, a comunidade acadêmica e toda a sociedade para participar da iniciativa, que temos a satisfação de acolher na sede social da ADUFPI.
INSCRIÇÕES 💡
Acesse o site dialogosdesaberes.ceadufpi.com/inscricao/ , veja toda a programação e faça sua inscrição.