Pular para o conteúdo

Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência

A ADUFPI saúda das a todas as nossas associadas, cientistas nas mais diversas esferas e lhes parabeniza pela dedicação, esforço e empenho.

O campo da ciência sempre foi ocupado majoritariamente por homens. Quem, afinal, não conhece de cor o nome de algum grande cientista de nossa história. Porém, vale destacar que as mulheres sempre estiveram presentes neste campo, mas foram duramente relegadas à invisibilidade.

Ocupar a ciência, é também uma maneira de fazer frente aos moldes do patriarcado que desloca a mulher a um plano de invisibilidade e descrédito. Nós, estamos em todas as áreas de produção conhecimento. Somos cientistas.

Hoje, dia 11 de fevereiro, Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, queremos fazer ecoar nossas vozes e nos elevar ao patamar da equidade e do reconhecimento por nossos esforços. A data que marca um importante momento para a promoção da igualdade de direitos entre homens e mulheres em todos os níveis de educação, sobretudo na ciência e tecnologia, deve ser lembrado pelo ano de luta em que milhares de cientistas mulheres estiveram na linha de frente contra a crise sanitária da Covid-19 que ainda perdura.

A ADUFPI saúda das a todas as nossas associadas, cientistas nas mais diversas esferas e lhes parabeniza pela dedicação, esforço e empenho. Que seja crescente a presença de mais mulheres na ciência.