Pular para o conteúdo

Deliberações da reunião do ANDES com o setor das Federais

Brasília - 14 e 15 de março de 2020

DELIBERAÇÕES DA REUNIÃO DO ANDES COM O SETOR DAS FEDERAIS, EM BRASÍLIA 14 e 15 de março de 2020

A ADUFPI participou da reunião do ANDES – Sindicato Nacional com os Setor das Federais durante os dias 14 a 15 de março de 2020 em Brasília na Sede do ANDES. Participaram os Diretores(as) – Socorro Silva (CPCE) e Agostinho Coe (CCHL), na reunião foram aprovados os seguintes encaminhamentos: 

1 SOBRE A REALIZAÇÃO DO 18 DE MARÇO – GREVE GERAL DA EDUCAÇÃO – Depois da análise de conjuntura que considerou a situação de pandemia de Coronavírus e as recomendações sanitárias de evitar aglomerações, ficou decidido a manutenção da paralisação do dia 18 de março de 2020, sem atividades de aglomeração e ações de rua, portanto, cada Seção Sindical fica livre para definir as modalidades de atividades para realização do 18M em condições sanitárias adequadas. 

2 GREVE GERAL DA CATEGORIA – Sobre a construção da Greve Geral da Categoria – Setor das Federais, a conjuntura política indicou que a posição imposta pelo Governo Bolsonaro de ataques às universidades e a carreira docente, a exemplo da redução salarial com a implantação da alíquota previdenciária nos contracheques referentes à março/20 e as tentativas de congelamento das progressões, colocam para as seções sindicais a imediata organização da categoria para Greve Geral Docente. Foi aprovado a construção da Greve da Categoria Docente (indicativo de greve), com 43 votos a favor, 2 contrários e 3 abstenções, mas sem previsão de data, em razão da pandemia – Coronavírus. Para maior consolidação do processo de construção da Greve da Categoria, será necessário realizar novas rodadas de assembleias e atividades de mobilização com pauta sobre a construção da greve, em razão da definição de data, metodologia e calendário. A direção do ANDES informou que foi construído um Comando Nacional de Greve unificado com ANDES, FASUBRA e FONASEFE para organizar a Greve Docente e, em ampliação, a Greve dos Setores da Educação. A primeira reunião do comando de greve está prevista para o dia 25 de março de 2020, a partir dessa data, o comando de greve reunir-se-á semanalmente para avaliar a conjuntura política e fazer encaminhamentos necessários para o fortalecimento da greve da categoria e dos setores da educação.

3 SOBRE OS EVENTOS E ATIVIDADES DO ANDES – Todos as atividades e eventos programados pelo ANDES estão cancelados ate o dia 18 de abril de 2020. Há o indicativo de data para nova reunião do setor das federais para os dias 18 a 19 de abril de 2020, tal planejamento, porém, está sujeito a avaliação das condições sanitárias com relação ao coronavírus, ou seja, poderá sofrer alterações.

Teresina, 15 de março de 2020

Direção da ADUFPI