Pular para o conteúdo

Confira os encaminhamentos aprovados na Assembleia Geral Permanente de Mobilização da Greve.

Na tarde desta quinta-feira, dia 6 de junho de 2024, a Diretoria da ADUFPI e o Comando Local de Greve, reuniram-se no auditório do sindicato para realização da Assembleia Geral Permanente de Mobilização da Greve.

A sessão teve a finalidade de discutir os desdobramentos referentes à mobilização da greve na UFPI, tendo como pautas os seguintes pontos: 1) agenda de mobilização; 2) atividades essenciais e outras questões que atravessam nossa luta e o movimento de greve;3) análise de conjuntura e ações pela reabertura das negociações.

O método de condução foi apresentado pela Vice-presidenta da ADUFPI, professora Bárbara Johas, acompanhada da professora Nayane Costa, secretária geral do sindicato e do professor Arnaud Azevêdo, diretor sindical da mesma entidade que também compuseram a mesa da assembleia.

Os professores realizaram um amplo debate sobre o movimento grevista nacional, debatendo as questões locais e a mobilização da greve prevista para os próximos dias. Também foi amplamente debatido entre os docentes quais atividades devem ser consideradas essenciais. Diante das vicissitudes apresentadas pela categoria docente e dos desafios que se mostram pertinentes à construção da luta pelo fortalecimento da greve, foram aprovados os seguintes encaminhamentos:

1) Proposta de intensificar a articulação e pressão junto a deputados/senadores somando as ações já realizadas pelo Andes, bem como realizar ações focadas nos parlamentares piauienses via e-mail e ações presenciais, definindo um calendário de mobilização.

2) Campanha de doação de sangue do movimento de greve. 

3) Enviar comunicados ao Andifes pressionando sobre a importância da greve e apresentando novamente as propostas do Andes. 

4) Que o comando local de greve envie um documento por e-mail a todos os departamentos, coordenações, programas de graduação e pós-graduação  afirmando que o ensino técnico, graduação e pós-graduação estão paralisados. As coordenações/ departamentos enviem ao comando local de greve (comandolocaldegreveufpi@gmail.com) as atividades que consideram essenciais, que não sejam de ensino, para que o comando possa avaliar e responder no prazo de até três dias (72 horas). 

5) Solicitação formal à gestão superior que comunique adequadamente os discentes sobre a greve, com especial atenção aos alunos com deficiência. 

6) Participação da categoria docente na caravana à Brasília para participar do Ato Unificado das Entidades da Educação, em Brasília (DF), em frente ao MEC, dia 14/06/2024. 

7) Produção de documento em defesa da democracia universitária e respeito a consulta acadêmica somado ao movimento do Andes, internamente realizando ações para pressionar a gestão superior a dar o andamento correto aos trâmites de posse da nova gestão, democraticamente eleita na recente consulta.  

9) As atividades essenciais devem ter critérios claros (como quais as causas do pedido, prejuízos ao trabalhador/discente, perdas ao departamento ou alunos, etc) e cada caso será avaliado pelo comando de greve. As solicitações devem ser enviadas ao e-mail: comandolocaldegreveufpi@gmail.com, devem ser acompanhadas de comprovação e descrição clara da atividade. 

Sem mais para o momento, aproveitamos a oportunidade para convidar toda a categoria docente para se juntar à luta sindical. Venha construir a greve conosco.

 *Nota:

Os encaminhamentos aprovados em assembleia, posteriormente, serão apreciados e inseridos na ata após leitura e discussão na próxima assembleia geral permanente de greve!