COMUNICADO SOBRE O REAJUSTE ANUAL DO PLANO DE SAÚDE UNIMED

Comunicamos aos(às) associados(as) usuários(as) do plano de saúde UNIMED Teresina que, após negociações iniciadas desde o dia 20 de outubro de 2022, entre a Comissão de Negociação da ADUFPI e a Unimed Teresina, foi renovado o contrato com o reajuste anual que terá vigor de fevereiro até setembro de 2023.

A negociação teve como base a elevada sinistralidade (custo assistencial acima do padrão estabelecido pelo plano) e o intenso uso do serviço fora do estado do Piauí. Estes fatores,  segundo a UNIMED, exigiriam um reajuste 31,12%

Visando garantir reajustes abaixo dos reivindicados pela empresa e preços mais acessíveis e justos aos(às) filiados(as), temos nos empenhado nas negociações com a Unimed. Dentre os principais pontos levantados pela ADUFPI na negociação estavam:

1- sustentabilidade do plano, necessidade de adesão de novos beneficiários e não oneração a estes, visando sempre o equilíbrio do plano;

2- busca por um reajuste mais próximo possível dos planos individuais, apesar da alta sinistralidade pós-pandemia nas faixas de 0-18 anos e acima de 59 anos extremamente elevada que será acompanhada bimestralmente pela ADUFPI;

3 – possibilidade de revisão e atualização da tabela do plano em fevereiro, após consulta à Assembleia Geral;

4 – histórico de parceria e manutenção do plano da Unimed na ADUFPI.

Ainda no processo de negociação, a Comissão de Negociação da ADUFPI ressaltou à empresa que os(as) beneficiários(as) do sindicato (titulares do plano) estão há cinco anos sem nenhum aumento salarial. Além disso, sofrendo fortes impactos no custo de vida das famílias, entre eles os aumentos dos planos de saúde. A contraproposta apresentada pela ADUFPI, de 0% de reajuste, visava não onerar os beneficiários e reverter a curva de desistência que já se apresenta, bem como recompor a margem e os resultados obtidos pela Unimed.

Após a apresentação da contraproposta da ADUFPI, a UNIMED apresentou nova proposta de 24%. Na referida reunião apresentamos mais uma vez a argumentação em defesa de nossos associados, o que fez com que a empresa aceitasse a redução do valor. Chegamos ao final da negociação com 20% de aumento. O percentual acordado será aplicado sobre o valor das parcelas atuais do plano Estadual e Nacional, com vigência a partir de 01 de fevereiro de 2023.

Ressaltamos um aspecto importante na negociação: não haverá pagamento de valores retroativos, caso isso ocorresse, os usuários do plano teriam que pagar o aumento desde o mês de setembro de 2022.

Atenciosamente,

A Diretoria