Pular para o conteúdo

Colônia de férias da ADUFPI recebe mais de 100 crianças em suas duas semanas de atividades

A colônia de férias da ADUFPI animou as férias das crianças que vieram usufruir das brincadeiras e atividades realizadas nessas duas semanas (11/7 a 15/7 e de 18/7 a 22/7). Por todos os lados se via crianças sorrindo, correndo, se divertindo, mostrando que o trabalho realizado pelo Setor de Esportes da ADUFPI foi um sucesso, trazendo muita felicidade para as mais de 100 crianças que passaram pela colônia nessas duas semanas.

Roselly Almendra, coordenadora de esportes da sede social da ADUFPI, ressalta a importância dessas atividades. “Desde o início da pandemia de covid-19 temos percebido as crianças um pouco mais introspectivas. Aqui na colônia de férias nós as ajudamos a trabalharem isso, a deixarem os celulares e aparelhos eletrônicos de lado e e se divertirem com outras crianças em muitas brincadeiras e atividades”, afirma.

Essa estratégia tem dado certo. Quem conta isso é Sofia Cantanheide (10 anos), uma das crianças que está participando da colônia de férias. “Gosto muito das atividades realizadas aqui como queimada, oficina de bolhas de sabão. Aqui também tem um espaço bem grande com muitos lugares para a gente brincar e se divertir”, disse Sofia.

Além de trazer benefícios sociais para as crianças, a Colônia de Férias ainda dá uma força aos pais, mães e responsáveis nesse período de férias escolares, é o que diz Roselly. “Com as aulas na universidade acontecendo, alguns responsáveis não têm onde deixar seus filhos, é aí que surge esse espaço aberto pela ADUFPI. Um ambiente seguro e que desenvolve diversas atividades, possibilitando aos pais e às mães trabalharem tranquilos enquanto seus filhos se divertem”.

O professor da UFPI, Osmar de Oliveira Cardoso, reafirma essa sensação de segurança para os pais, tanto que há quatro anos traz seu filho para a colônia de férias. “Me sinto seguro deixando meu filho aqui, pois sei que os monitores são muito bem preparados para cuidar das crianças; é incrível como eles criam um vínculo de confiança com nossos filhos”, ressalta o professor.

Um dos quase dez monitores que têm feito parte dessa colônia de férias é o José Matheus. O “Tio Matheus”, como é carinhosamente chamado pelas crianças, participou pela primeira vez das atividades este ano, mas coloca a experiência como algo muito proveitoso. “O ambiente é muito bom, não só o espaço físico como os profissionais envolvidos e principalmente as crianças. A convivência com elas tem sido incrível, pois tudo isso que estamos fazendo é por elas. A alegria delas é a nossa alegria”, conclui Matheus.

A Colônia de Férias da ADUFPI acontece todos os anos em janeiro e julho, recebendo crianças de 4 a 12 anos e proporcionando muitas atividades educativas, esportivas e de formação pedagógica voltadas para o público infantil. Fique atento para as próximas edições e não deixe seus filhos (as) de fora das próximas.