Pular para o conteúdo

Batizado e troca de cordas: Capoeira da ADUFPI promove inclusão social entre crianças por meio do esporte

No último sábado, dia 9 de novembro de 2024, a sede da ADUFPI foi palco da cerimônia do Projeto Raízes do Brasil, realizado e organizado pelo Mestre Rap, parceiro e professor de capoeira da ADUFPI. O evento contou com a participação de crianças da Associação de Familiares e Amigos de Pessoas com Síndrome de Down.

A cerimônia de batizado dos novos membros da capoeira e a troca de cordas dos alunos do Mestre Rap, contou com a participação de diversos capoeiristas do Brasil, bem como das crianças atendidas na Down The Amo! Um evento que permitiu demonstrar o poder que o esporte tem de unir a diversidade mostrando que as pessoas com T21 são talentosas e capazes.

Atividades como essa reafirmam o compromisso da ADUFPI com a inclusão e a construção de espaços acessíveis e de socialização para todas e todos, demonstrando que a luta por igualdade passa pela criação de experiências onde as barreiras são derrubadas e as diferenças se tornam motivo de aprendizado e celebração.

A capoeira, com sua história de luta e liberdade, serve como uma poderosa ferramenta de desenvolvimento físico e social, incentivando formas saudáveis de convivência e respeito.

Realizar essa atividade em nossa sede fortalece a necessidade de políticas públicas inclusivas, ao mesmo tempo em que evidencia o papel das entidades sindicais em construir uma sociedade mais justa e democrática, onde o esporte e a cultura estejam ao alcance de todas e todos.

Gostaríamos de agradecer o Mestre Rap e parabenizar pelo incrível trabalho que tem desenvolvido.