Pular para o conteúdo

ASSINE a Carta manifesto de docentes da UFPI com Lula Presidente

Confira a Carta manifesto de docentes da UFPI com Lula Presidente

A valorização e a defesa de um ensino público, gratuito e de qualidade,em primeira instância, é uma luta da qual nós, professoras e professores, jamais devemos abrir mão no exercício do magistério.

Em decorrência da conjuntura política ao qual estamos imersos, uma preocupação se sobrepõe às demais no contexto de todo professorado: Estariam nossas universidades fadadas ao fechamento de suas portas em razão dos cortes anunciados e do desmantelo perpetrado pelo Governo Bolsonaro?

A resposta à estas indagações é: SIM, NOSSAS UNIVERSIDADES PODEM FECHAR SUAS PORTAS! E não somente as universidades públicas, mas também, todos os serviços públicos no Brasil (saúde, moradia, previdência social, etc) estão ameaçados diante deste modelo de Governo que rechaça a ciência e nivela a educação ao retrocesso de décadas passadas. Se não há investimentos, não há educação de qualidade.

Mesmo que a sinalização do Governo aponte para um recuo no quadro de cortes, em reportagem publicada pelo Jornal Correio Braziliense: O ministro da pasta da educação, Victor Godoy, em vídeo postado nas redes sociais(…) que conversou com o ministro da Economia, Paulo Guedes, para liberar as verbas. Entretanto, mesmo o governo voltando atrás na decisão de segurar as verbas, o chefe da pasta manteve o discurso adotado na última quinta-feira de que o contingenciamento não afetaria o funcionamento das universidades”.

Pensando neste momento que requer urgência em unir toda categoria em defesa de nossa democracia e de um Brasil onde a educação seja novamente prioridade, professoras e professores da UFPI, elaboraram uma carta manifesto em que solicitam apoio e assinatura de todas, todos e todes que lutam por melhores condições educacionais no país. Entendemos que a defesa da autonomia universitária se pauta por assumir um lado da luta e a omissão da mesma demonstra pouco interesse em defender que a educação torne a florescer em todas as IES, IFES e CEFETS.

ASSINE a Carta Manifesto abaixo, e some-se à luta pela defesa intransigente de uma educação com qualidade, sem censura e de que se paute por uma educação libertadora, laica, antirracista e inclusiva.


Atualizada as 08h35min – 25/10/2022