No último dia 21 de março, ocorreu a Assembleia da Regional de Picos, na qual se reuniu com a categoria docente para deliberar sobre questões fundamentais para a comunidade acadêmica e o serviço público. Os pontos destacados e encaminhamentos aprovados foram os seguintes:
a) Intensificar, ao longo do ano de 2024, a luta pela recomposição salarial, tendo como norte a paridade salarial entre ativos, aposentados e pensionistas.
b) Ampliar a comunicação do ANDES, por meio do acesso às redes sociais, TVs, rádio e outras mídias, com especial destaque para a valorização do serviço público, do fortalecimento das universidades, da carreira docente e das condições de trabalho, acesso e permanência para estudantes, professores e técnicos administrativos.
c) A necessidade de discutir o cenário da UFPI, com especial atenção à proximidade da consulta acadêmica para Reitor(a) e Vice-Reitor(a) e os usos políticos de uma eventual ação grevista.
Esses encaminhamentos refletem o compromisso e a determinação dos participantes da assembleia em buscar melhorias significativas para a comunidade acadêmica e para o serviço público na totalidade. A Regional de Picos reafirma seu compromisso com a defesa dos direitos e interesses dos trabalhadores do ensino superior e se mantém ativa na busca por um ambiente acadêmico mais justo e equitativo.