Na última quinta-feira, dia 25 de abril, a Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí (ADUFPI) realizou uma assembleia geral para discutir a proposta de reajuste salarial apresentada pelo governo para a categoria docente.
Durante a assembleia, que contou com a participação de professores e professoras, a proposta do governo foi amplamente debatida e, ao final, rejeitada pela ampla maioria. Este resultado reforça a insatisfação dos profissionais da educação em relação às condições salariais e de trabalho.
Diante da rejeição da proposta, foram discutidos encaminhamentos para as próximas ações a serem tomadas pela ADUFPI e pela categoria docente. A busca por melhores condições salariais e de trabalho continua sendo uma prioridade para a categoria, que pretende intensificar suas demandas junto ao governo e demais órgãos competentes.
A assembleia geral da ADUFPI evidenciou a importância do engajamento e mobilização dos professores e professoras na luta por seus direitos e valorização profissional. Confira os encaminhamentos:
TERESINA:
1 – Reforçar a proposta de Reajuste do ANDES;
2 – Propor as Coordenações Regionais uma AG para a segunda semana de maio (6 a 10 de maio) com a pauta de adesão a greve;
3 – Convidar discentes, técnicos(as) administrativos e docentes para ajudar na mobilização da categoria;
4 – Disponibilizar a análise da proposta de reajuste do governo proposta no dia 19/abril.
FLORIANO:
1 – Por unanimidade, foi decidido pela base a não adesão à proposta do governo federal;
2 – Houve um segundo ponto de pauta que tratou sobre a constituição de uma comissão para ser responsável pela criação dos critérios que definirão a política de concessão de contribuições. Encaminhou-se que seja feita uma consulta online, esclarecendo o porquê da comissão, como atuará, as atribuições dos membros e da comissão no conjunto, mantendo-se a suspensão das contribuições, até segunda ordem.
PICOS:
1 – Recusa da proposta do governo federal, e que seja posto em assembleia, com pauta única, já na próxima semana, a adesão da ADUFPI à greve, com início imediato.
BOM JESUS:
1 – Recusa à proposta do governo federal.