Pular para o conteúdo

Assembleia define ações para a Semana de Luta em Defesa do Serviço Público.

Servidores públicos federais de todo o país participam nesta semana e na quarta-feira (30) de mais um Dia Nacional de Lutas para pressionar o governo a atender as reivindicações da Campanha Salarial 2023/2024. Em assembleia ocorrida na manhã de sexta-feira, dia 25 de agosto de 2023, a Diretoria da ADUFPI reuniu-se com a categoria docente para discussão da Campanha Salarial 2024.

Representando a Diretoria, esteve presente a Presidenta da ADUFPI, professora Marli Clementino, a Secretária-geral, professora Julinete Vieira Castelo Branco e o Vice-presidente, professor Alexandre Medeiros.

A mobilização foi o ponto de pauta principal da Assembleia Geral realizada na manhã desta sexta-feira (25/8) na sede do sindicato.

Na segunda-feira (28/8), inicia a Jornada de Lutas que vai até o dia 30 de agosto, com a paralisação de docentes na UFPI e um Ato Nacional Unificado, no dia 30 de agosto, a partir das 9h, no Espaço do Servidor, localizado entre os blocos C e D da Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

A paralisação é uma forma de pressionar o Governo Federal para que responda a pauta protocolada, por meio de ofício, no dia 18 de junho à Secretaria de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho do Ministério do Trabalho.

No que diz respeito às discussões sobre a Campanha Salarial 2024, a Presidenta da ADUFPI, Marli Clementino, explicou toda a conjuntura de discussões que ocorreram na última Reunião do Setor das Federais, em Brasília nos últimos dias 19 e 20/08,  e após os informes, foram deliberados os seguintes encaminhamentos:

Encaminhamentos:

 

1 – Produção de material como panfletos, faixas e outdoors e paralisação no dia 30/08/2023 para ampliar a mobilização para a Campanha Salarial;

2 – Provocar  um diálogo  com os Deputados Federais do Piauí em especial Professor Merlong Solano para dialogar com a ADUFPI sobre a Universidade Pública;

3- Que a UFPI pense uma política de ensino que seja articulada com a graduação e pós graduação;

 

4- Constituir uma Comissão da ADUFPI para pensar um documento das Condições de Trabalho para a UFPI;

 

5- Realização de reunião por Centro e Multicampia para discutir Condições de Trabalho na UFPI.