Pular para o conteúdo

ADUFPI representa a categoria de docentes federais no 7º Encontro Norte-Nordeste de Comitês e Comissões por Memória, Verdade e Justiça José Carlos Zanetti

Realizado pelo coletivo que reúne os Comitês e Comissões por Memória, Verdade e Justiça, o 7º Encontro Norte-Nordeste de Comitês e Comissões por Memória, Verdade e Justiça José Carlos Zanetti, ocorreu em Teresina, nos dias 1 a 3 de abril. A ADUFPI, sindicato pautado na construção coletiva em defesa das instituições democráticas, esteve presente no encontro e participou de suas atividades.

O encontro marcado para iniciar suas atividades na data em que o golpe militar brasileiro completa 58 anos, ocorre em um momento no qual a queda do fascismo insurge como um horizonte possível e realizável, visto que a união entre as categorias e a forte mobilização da classe trabalhadora tem logrado êxito e forte engajamento contra o desgoverno de Jair Bolsonaro e sua política ditatorial.

A ADUFPI, na incumbência de representar a categoria docente e contribuir para a construção de lutas unificadas no Piauí, esteve presente no encontro sob representação da Professora Carmen Lúcia Silva Lima, Diretora de Política Sindical do sindicato. Sobre sua experiência no evento, a professora destaca que:

“Memória, Verdade e Justiça são valores muito importantes para a nossa sociedade, principalmente agora, devido ao momento que estamos vivenciando de ataques à democracia e a suas instituições. Não podemos esquecer o que houve em nosso país durante a ditadura. Esse processo de rememoração vivenciado no 7º Encontro Norte e Nordeste pela Memória, Verdade e Justiça é muito importante. No evento, eu tive a oportunidade de conversar com pessoas que foram vítimas da violência dos militares, que tiveram parentes e amigos torturados, mortos e desaparecidos. Enquanto ADUFPI, minha participação no evento tem um significado: estamos juntas/os na luta por justiça e pela imprescritibilidade dos crimes hediondos que foram praticados. Ditadura nunca mais”!

Defender as instituições democráticas se faz crucial para preservar a ordem constitucional em momentos de crise. Ainda há muita luta para ser construída e desta obrigação jamais nos furtaremos. A ADUFPI se fará constantemente presente para defender de forma intransigente a democracia, os direitos da classe trabalhadora e da categoria docente.

Acompanhe nossas redes sociais:

🔵 facebook.com/adufpi
🔴 instagram.com/Adufpi
⚫https://youtube.com/adufpi

ADUFPI em tempos de luta!