Pular para o conteúdo

ADUFPI recebe alunos da Universalidade Federal do Piauí para início de Estágio Curricular Obrigatório

A Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí – ADUFPI recebeu nesta terça-feira (17), alunas e alunos do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Piauí, UFPI.  A partir de agora, por meio de uma parceria findada entre a ADUFPI e UFPI, os alunos do curso de jornalismo participarão entre os dias 16 de janeiro a 14 de fevereiro de um espaço de formação na associação, que faz parte da disciplina do curso Estágio Obrigatório 3. Essa parceria foi criada como uma oportunidade para que discentes possam conhecer a dinâmica profissional do jornalismo no terceiro setor, e sobretudo, como se dão os processos de comunicação em uma entidade sindical.

 

Neste primeiro momento, o objetivo da visita foi o acolhimento e a apresentação do espaço, onde os alunos terão a oportunidade de associar a teoria a prática vivenciando a rotina, conhecendo o trabalho dos profissionais e a parte técnica das instalações. Durante a manhã, os alunos foram recepcionados pela Diretora de Imprensa e Divulgação  Juliana Teixeira e pelo jornalista e Assessor de Comunicação do sindicato, Giovanny Freitas, responsável por supervisionar os alunos nas atividades durante os próximos dias.

 

Para a estudante Luana Fontenele, essa oportunidade é uma ótima experiência para a sua bagagem profissional. “Aqui estou podendo vivenciar coisas, que ainda não tinha vivenciado tanto dentro do curso, como no mercado de trabalho. Estou podendo ver uma realidade diferente, que é fazer o jornalismo de terceiro setor” comenta.

 

Os estudantes ainda puderam realizar a cobertura midiática das principais atividades realizadas na colônia de férias. Como relata a estudante, Gisele Oliveira: “Hoje conseguimos colocar a mão na massa na produção dos stories. Pudemos filmar, fotografar além de entrevistarmos as crianças, que foi uma experiência legal, pois são muito espontâneas.” destaca.

 

Ao longo dos próximos dias, os alunos irão ser integrados em atividades cotidianas da associação para que possam desenvolver um domínio prático daquilo que foi ensinado em sala de aula e possam assim, chegar ao mercado de trabalho preparados.