Pular para o conteúdo

ADUFPI realiza o IV Webinário de Formação Política do sindicato

Em alusão ao Mês da Consciência Negra, a Diretoria da ADUFPI realizou seu quarto Webinário de Formação Política com participação de docentes e pesquisadores negres para discutir sobre o tema “ Políticas públicas e desigualdade racial no Brasil: qual o papel da Universidade nesse debate?”

Neste encontro, a discussão ficou por conta das professoras Isabel Orquiz, Alba Bomfim e Antonio Bispo (Nêgo Bispo), que durante suas exposições trouxeram à tona dados que explicitam a intensa concentração de um viés racial entre as mortes violentas ocorridas no Brasil e a dificuldade de acesso aos serviços públicos básicos, como saúde, moradia e sobretudo, educação.

O papel de inserção da Universidade pública neste debate pauta-se pela responsabilidade em contribuir, apoiar e dar maior visibilidade aos temas referentes às discussões sobre racismo, desigualdades sociais e as opressões raciais, uma vez que as organizações que compõem o movimento negro há décadas tematizam essa questão sem muita contribuição e apoio da academia, portanto, é dever da categoria a formação de mentalidades que visem dirimir essas desigualdades.

A ADUFPI, na incumbência de suas atribuições, compromete-se em colaborar e dar todo apoio necessário às lutas empreendidas pela população negra e também à sua própria categoria. Ao analisarmos os dados da última década, vemos que a redução dos homicídios ocorrida no país esteve muito mais concentrada entre a população não negra do que entre a negra. Estes dados não podem ser naturalizados. O racismo mata, e mata todo dia. Que este encontro possa ter contribuído para aprofundar nossas reflexões a respeito das desigualdades raciais no Brasil e para uma nova tomada de atitude diante deste tema tão necessário. Agradecemos a participação de todas e todos.

ADUFPI em tempos de luta!