Pular para o conteúdo

Adufpi participa do lançamento do e-book “Gamela, Akroá Gamella: etnicidade, conflito, resistência e defesa do território”

No dia 08 de setembro de 2022, foi realizado o lançamento do e-book “GAMELA, AKROÁ-GAMELLA: ETNICIDADE, CONFLITO, RESISTÊNCIA E DEFESA DO TERRITÓRIO” durante o seminário virtual, com a participação de lideranças indígenas, pesquisadoras/es e representantes de diversas instituições tais como Edna Goulart (Direção do Centro de Ciências Humanas e Letras – CCHL/UFPI), Julinete Castelo Branco ( Secretária Geral da Associação dos Docentes da Ufpi – ADUFPI), Patrícia Portela (Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Cartografia Social e Política da Amazônia /UEMA e Diretoria da Associação Brasileira de Antropologia – ABA), Cícero da Silva Sousa (Chefe do Serviço de Gestão Ambiental e Territorial da Coordenação Regional Nordeste II da Funai), Benoni Moreira (Defensoria Pública da União – DPU) e Daniel Ribeiro (Assessor Jurídico do CIMI Nordeste).

 


A programação constou de mesa de lançamento do livro e três mesas temáticas, nas quais os autores apresentaram uma síntese dos capítulos que escreveram. Todo o evento foi transmitido pelo Canal Youtube Roda dos Povos UFPI , onde permanece disponível para quem desejar assistir.


O e-bolk é uma publicação do Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia – PNCSA / Edições Uema, organizada por nossa Diretora Sindical, Carmen Lúcia Silva Lima, em parceria com nosso associado, Raimundo Nonato Ferreira do Nascimento, que fazem parte do Laboratório do PNCSA/UFPI.  Trata-se de uma produção multidisciplinar e interinstitucional constituída de oito artigos e duas entrevistas, que refletem sobre a situação dos povo que se auto denomina simultaneamente de Gamela e Akroá Gamella nos estados do Piauí e Maranhão.


Julinete Castelo Branco, Secretária Geral da Adupi, destacou o orgulho do sindicato em participar do lançamento de uma obra tão rica e importante. “Trata-se de um trabalho rico e importante, que traz um grito que é urgente. Nós da Adufpi estamos fazendo parte desse grito e dessa resistência”.


Edna Goulat, diretora do CCHL/UFPI, ao considerar o tema abordado, disse que é essencial, uma vez que “o livro evidencia o compromisso com as populações originárias. Trata-se de justiça, democracia e respeito às etnias”.


Nossa diretora sindical destaca que “o livro representa a continuidade da relação de pesquisa estabelecida pelo Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia com os Gamela/Akroá Gamella. A situação deste povo foi cartografada no ano de 2020 e publicada no boletim “Indígenas Gamela no Cerrado Piauiense” que contém um mapa dos conflitos vivenciados por este povo. O boletim favoreceu a visibilidade desta coletividade, contudo, os ataques se intensificaram no contexto da pandemia, sendo necessário darmos continuidade ao registro destas ocorrências, uma vez que a violação dos direitos indígenas continua”.


O cacique James Gamela, residente na aldeia Barra do Correntim, em Bom Jeusus/ Pi, afirma que a realização da cartografia ajudou no embate contra os grileiros e os fazendeiros do agronegócio. Ele falou que “com a cartografia eles passaram a temer e agora sabem por onde foi mapeado e por onde passa o nosso direito”.


Mercês Akroá Gamella, que também é coordenadora da CPT, agradeceu a publicação e afirmou que “a construção desse livro é muito importante para o enfrentamento que fazemos, pois é um documento que traz o registro da existência do nosso povo. É uma oportunidade de contarmos a nossa história e a nossa luta pela vida”.


Kum tum Akroá Gamella destaca que “o livro garante o nosso direito fundamental de nós dizermos quem nós somos. O que nós somos são as nossas raízes ancestrais que carregamos e nos carregam. Se não fosse isso eu não estaria aqui. É uma forma da gente enfrentar o apagamento, a invisibilidade, a negação e o silêncio que nós foi imposto…a cartografia é um meio, não é um fim. Ela serve para ajudar a gente continuar a luta. Um livro como esse, com muitas vozes, com muitas experiências, é uma ferramenta importantíssima na luta que fazemos com nossos corpos e com os Encantados”.


Clique nos links abaixo para acessar os materiais