A fim de discutir um protocolo de segurança contra as violências de gênero no âmbito do estado do Piauí, a ADUFPI representada por sua Presidenta, Professora Marli Clementino, compareceu à reunião na Secretaria Estadual de Políticas para Mulheres, na manhã desta quarta-feira, dia 15 de fevereiro de 2023.
Além da Presidenta da ADUFPI, também representando o sindicato, esteve presente a Professora Bárbara Cristina Mota Johas, docente do Curso de Ciências e que integra o ENGENDRE – Núcleo de pesquisa em Gênero e desenvolvimento da UFPI.
Durante o encontro, um conjunto de movimentos sociais e sindicais fizeram várias proposições, e também, cobraram celeridade no que se referem às ações de proteção às mulheres de forma unificada com o Governo do Estado. Medidas estas que, de fato, garantam que as mulheres que sofrem ou já sofreram quaisquer tipos de violências sejam devidamente amparas mas também que tenham condições de viver dignamente.
Essas ações devem amparar desde a proteção das vítimas bem como a responsabilização dos agressores, tendo em vista que são necessárias iniciativas que pensem as questões de renda e empregabilidade das mulheres.
Em sua fala, a Presidenta Marli destaca que “esse conjunto de medidas estabelecidas no âmbito do Governo são imprescindíveis para que, efetivamente, as mulheres possam ter a garantia de seu direito ir e vir com dignidade. É preciso também garantir e combater o feminicídio por meio de uma ampla campanha pedagógica que vise educar toda a sociedade sobre o quão danoso é para nosso modelo de civilidade as violências de gênero, que corriqueiramente, culminam na retirada das vidas de muitas mulheres em nosso estado e em todo país”.