Nesta quinta-feira (15), a ADUFPI participou da primeira atividade presencial de 2022 do Núcleo de Estudos em Gênero e Desenvolvimento (ENGENDRE-UFPI), Gênero em Cena, com exibição e debate do documentário Palavra de Mulher, produzido pela TV Senado, sob direção de Lorena Maria e Marina Hodgson.
A discussão foi mediada pelas professoras Rossana Marinho e Marília Passos, no mesmo dia em que se celebra o Dia Internacional da Democracia. A atividade contou com a participação de professoras e alunos (as).
Marli Clementino, Presidenta da ADUFPI, foi uma das palestrantes da atividade e destacou que, dia a dia, as mulheres ainda têm muitos direitos a conquistar.
“Temos que olhar para o processo histórico que vivemos na constituinte, quando mulheres marcaram espaço e direitos, e continuar buscando avanços. Simone de Beauvoir diz que basta uma crise para que os direitos das mulheres sejam questionados. Precisamos estar atentas”, pontuou a Presidenta.
A Professora Marilia Passos destacou “a importância da memória, de conhecermos e observar como chegamos a este momento histórico em que o que está marcado na Constituição está ameaçado diante de toda conjuntura política que nos encontramos.
“O documentário nos mostra como coisas, até então simples de nosso ponto de vista atualmente, como um banheiro feminino, já foi motivo de forte mobilização pela garantia de direitos básicos para as mulheres, e no entanto, nós, ainda somos vítimas de violências cotidianas e silenciosas, por isso esse título, Palavra de Mulher deve nos lembrar que é necessário que nossas vozes sejam ouvidas”, enfatizou a Professora Rossana Marinho.