Pular para o conteúdo

ADUFPI participa da Plenária de Docentes das Instituições de Ensino Superior do Piauí

ADUFPI participa da Plenária de Docentes das Instituições de Ensino Superior do Piauí

DOCENTES CONTRA A REFORMA ADMINISTRATIVA! EM DEFESA DA VACINAÇÃO JÁ PARA TODAS E TODOS!

A Diretoria da ADUFPI em atividade coletiva com movimentos sindicais da educação, integrou a Plenária de Docentes das Instituições de Ensino Superior do Piauí, organizada pela Regional Nordeste I do ANDES. O objetivo é dar continuidade a campanha nacional de lutas contra o projeto de Reforma Administrativa,que atualmente transita pelo Congresso Nacional.

O ponto principal de discussão centrou-se no tema: DOCENTES CONTRA A REFORMA ADMINISTRATIVA! EM DEFESA DA VACINAÇÃO JÁ PARA TODAS E TODOS!

Esse mote refere-se a um movimento nacional de campanhas que visam a construção de lutas para combater a crise pandêmica, política, econômica e social que se instaurou no Brasil por meio do Governo Federal.

A abertura da plenária foi feita pelo Diretor do ANDES da Regional Nordeste I, Gisvaldo Oliveira, que iniciou as discussões elucidando que é de suma importância a participação e mobilização de todas as entidades na construção de lutas que combatam as medidas do Governo Federal, levando em conta a forte crise que atinge o Brasil, e que não é apenas reflexo da pandemia, mas também das intervenções da Presidência da República.

Participaram do encontro a ADCESPI, SINDIFPI, CSP-Conlutas, ANDES e ADUFPI. Foram distribuídas e realizadas atividades políticas com o intuito de melhorar o diálogo com a sociedade em geral a respeito dos malefícios do projeto de Reforma Administrativa.

A proposta de Reforma Administrativa, enviada em setembro do ano passado ainda não foi votada pelo Congresso. O texto modifica as regras do serviço público para os futuros servidores dos três poderes e do funcionalismo de estados e municípios.

Também esteve presente na atividade remota, a Presidenta Nacional do ANDES, Rivânia Moura, que em sua fala ressaltou os desafios vivenciados no âmbito da educação desde o início do governo Bolsonaro, no qual tem afetado e prejudicado diretamente a liberdade de ensinar e aprender de docentes. E também tem atacado a autonomia das instituições de ensino superior com as intervenções na escolha de Reitores.

Além de tantos agravantes, o Ministério da Educação ainda tem sinalizado de forma positiva para o retorno presencial de atividades nas IES, sem as devidas condições sanitárias e de imunização.

A Presidenta da ADUFPI, Profª. Marli Clementino, comentou respeito do esforço coletivo de fortalecer e unificar lutas e campanhas, pois cada vez mais precisamos contar umas com as outras contra todos os retrocessos advindos do Governo Bolsonaro.

Leandro Madureira, representante da assessoria nacional jurídica do ANDES, enfatizou que ainda há condições de influenciar nas decisões, no rechaço e nos pontos abordados dentro do texto da Reforma. Destacou que: As principais alterações são aquelas que atacam os direitos de servidoras e servidores públicos. A PEC 32 apresentada pelo Poder Executivo tem o objetivo primeiro de se alinhar à constituição, para que as futuras alterações possam ser realizadas sem o risco de inconstitucionalidade

Ao final do encontro, ficou em evidência que é preciso atuar de forma combativa e organizada o projeto de Governo executado por Bolsonaro.

No que tange o tema da Reforma Administrativa, esse tipo de categorização dos serviços públicos é prejudicial a todas e todos que dependem e atuam no funcionalismo público.

A plenária também contou com a atração musical do cantor piauiense Vavá Ribeiro.