Na terça-feira, dia 10 de setembro de 2024, a ADUFPI esteve presente na reunião convocada, no dia anterior, pela Reitoria da UFPI onde tivemos conhecimento da pauta a ser tratada apenas na própria reunião, que abordava elementos que envolvem os terrenos ocupados pela ADUFPI e do SINTUFPI.
Durante a reunião, o Reitor apresentou um parecer jurídico da procuradoria da universidade, que versava sobre as possíveis soluções para a questão. No entanto, as sugestões propostas no parecer diferem da compreensão do sindicato acerca do uso do espaço ocupado pela ADUFPI, bem como em relação às ações de interesse social que o sindicato realiza e sua relação com a UFPI enquanto instituição.
Visando criar um ambiente de diálogo mais construtivo e participativo , nossa assessoria jurídica solicitou que a ADUFPI tivesse participação nas reuniões realizadas com o órgão de controle que tem tratado dessa temática.
Ressaltamos a necessidade de que a categoria docente compreenda a dimensão desse diálogo, visto que essas tratativas podem determinar o futuro do nosso sindicato. A defesa do patrimônio da ADUFPI é, antes de tudo, a defesa de nossa autonomia e capacidade de lutar pelos direitos dos docentes.
Convocamos todos(as) os(as) nossos(as) associados(as) a se unirem a nós nessa questão em defesa do patrimônio da nossa entidade e contra qualquer tentativa de enfraquecimento de nossa organização sindical.
Juntos, somos mais fortes!