Pular para o conteúdo

ADUFPI CONVOCA PARA ATO UNIFICADO CONTRA A REFORMA ADMINISTRATIVA NESTE 30 DE SETEMBRO!

Neste dia, 30 de setembro de 2020 será um dia de luta, como muitos que já foram feitos e muitos que ainda virão! Lutamos por serviços públicos de qualidade!

Neste dia, 30 de setembro de 2020 será um dia de luta, como muitos que já foram feitos e muitos que ainda virão! Lutamos por serviços públicos de qualidade! Lutamos para ampliação das ações do Estado para a sociedade. Principalmente os que mais precisam! A Associação de Docentes da Universidade Federal do Piauí -ADUFPI, repudia os ataques perpetrados pelo governo de Jair Bolsonaro aos direitos dos servidores públicos. Tem sido recorrente a necessidade de sermos contrários às medidas que o governo vem tomando, e que ferem diretamente o funcionalismo público. A proposta de reforma administrativa enviada, dia 3 de setembro, sem qualquer tipo de diálogo com as diversas categorias de servidores, é mais um dos exemplos de descaso com o qual o governo vem norteando suas ações, deixando claro toda tirania e arbitrariedade impostas por seus dirigentes, que visa, inclusive sabotar a estabilidade que os concursos públicos conferem ao servidor público.
É de suma importância, agora, que nossas ações sejam planejadas de maneira organizada e assertiva, visto que não podemos nos furtar do dever de combater tais tentativas de retrocesso pautadas por Bolsonaro e sua equipe. O Brasil é um dos países com menos servidores públicos, proporcionalmente, se comparado a países desenvolvidos. Além disso, representamos menos de 2% da população brasileira; no entanto, cá estamos com nossos salários congelados para combater o autoritarismo e o sucateamento de toda sociedade.
Devemos buscar unificar nossas lutas, pois, dado o contexto de pandemia no qual nos encontramos, a valorização de funcionários públicos deve ser uma das pautas centrais na agenda das categorias, dos sindicatos, associações e demais entidades de luta contra as ações do governo. É crucial também, fazermos pressão sobre nossos representantes na Câmara e no Senado para que não aprovem essa medida.
Para o Brasil, uma reforma com essas características apresentadas pelo governo é completamente inoportuna, uma vez que a necessidade de ampliação da rede de proteção social se mostra cada vez mais fundamental. O texto da proposta não vale para magistrados, promotores e parlamentares, que são membros dos poderes e seguem normas diferentes. Militares também estão de fora, por formarem uma carreira distinta. Portanto, é evidente a tentativa de manutenção de privilégios para uma pequena parcela da população que muito tem ganhado à custa do trabalho duro de outras.
Nós da ADUFPI não pouparemos esforços para combater as medidas de precarização propostas por Bolsonaro, e convoca a todas e todos para somar forças contra o inimigo comum da sociedade, contra o desmonte dos serviços públicos e contra as tentativas ditatoriais de extinguir órgãos por decreto sem ter que passar pelo Congresso. Por todo o exposto, convocamos todos os servidores e a população em geral para entrarem nessa luta. A ADUFPI continuará vigilante em defesa do serviço público de qualidade e lamenta que a estabilidade dos servidores seja constantemente ameaçada por um governo marcado por descaso e falta de planejamento.
Portanto, conclamamos toda a categoria docente para nos manifestarmos contra a Reforma Administrativa. Será dia 30 de setembro de 2020, a partir das 8h na Praça da Liberdade.

Informamos que para a participação no ato de rua, será necessário o uso obrigatório de máscaras e o respeito aos protocolos de distanciamento social.

Teresina,28 de setembro de 2020
Diretoria da Associação de Docentes da Universidade Federal do Piauí – ADUFPI