Pular para o conteúdo

ADUFPI convida toda categoria docente para participar da II Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE), nos dias 29 e 30 de abril de 2022. Etapa Estadual.

Em junho de 2022, acontece a segunda edição da Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE). Não bastasse sua importância em reafirmar a defesa da democracia, da Constituição de 1988 e do Plano Nacional de Educação (PNE), a II CONAPE também será estratégica por reunir dezenas de entidades e movimentos sociais da Educação num momento de muita efervescência política no país. Não à toa, o tema da segunda edição desta Conferência, que será realizada em Natal/RN, é “Reconstruir o País: a retomada do Estado democrático de direito e a defesa da educação pública e popular, com gestão pública, gratuita, democrática, laica, inclusiva e de qualidade social para todos/as/es”.

A CONAPE tem como objetivo a construção de um espaço coletivo e democrático, rumo à educação pública, popular e de qualidade social, reafirmando o compromisso com uma educação verdadeiramente transformadora. No plano nacional, o Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE) em parcerias com os Fóruns Estaduais (Institucional ou Popular) articula as entidades nacionais do campo educacional e dos movimentos sociais em defesa da educação para organização da CONAPE 2022, etapas nacional e estadual.

No Piauí, a etapa estadual da CONAPE 2022, está sendo organizada por um conjunto de entidades e movimentos do campo educacional, que formam uma coordenação colegiada, constituída de representação de entidades, instituições e movimentos sociais, dentre eles a Campanha pelo Direito à Educação-Comitê Piauí, Fórum Piauiense de EJA,ANPAE,MIEIBI,SINTE-PI,ADUFPI,MUDE,NÚCLEOS DE PESQUISA DA UFPI( NUPPEGE) e da UESPI(NEEPE),SENAC e outros, que já realizaram, no ano do centenário de Paulo Freire, três Conferencias Livres e seis Conferencias Intermunicipais, restando para concluir a etapa estadual, a realização da Conferencia Estadual do Piauí(CONEPE/2022), programada para os dias 29 e 30 de abril de 2022, de forma remota.

A ADUFPI, irá participar do evento sob representação da Presidenta Marli Clementino, e convida todas e todos para que juntos, possamos colaborar e discutir amplamente as perspectivas para uma educação transformadora, democrática e inclusiva frente os desafios postos neste ano. Contamos com sua presença.