Nesta quarta-feira, dia 30 de agosto, a categoria docente, mobilizada pela ADUFPI, realizou um ato no pórtico da UFPI, onde tornou pública sua indignação frente a proposta apresentada pelo governo durante a 4ª Rodada da Mesa Nacional de Negociação.
A proposta em questão não prevê índice de reajuste salarial em 2024, uma vez que o Ministério da Gestão e Inovação informou que foi feita uma reserva no orçamento federal de 2024, de R$1,5 bilhão de reais, para tratar de questões relativas aos(às) servidores(as) públicos federais. Assim, no conjunto dos gastos, se houver recomposição, esta será inferior a 1%!
Durante a ação, a Diretora de Relações Sindicais da ADUFPI, professora Carmen Lima, destaca que” esta luta visa garantir os direitos de todas as professoras e professores que vêm sofrendo perdas desde 2015, fora os ataques institucionais e as medidas de desgoverno anterior. Precisamos lutar e nos mantermos firmes para que este percentual seja revisto e que venha favorecer todas as servidoras e servidores públicos federais”.
Também estiveram presentes na organização da atividade, a Secretária-geral do sindicato, professora Julinete Castelo Branco, o Diretor de Esportes, professor João Paulo Sabino, a Diretora Acadêmico Cultural, professora Simone Hoefel e o Diretor Financeiro, professor Manoel Vieira.
É preciso organizar a luta para pressionar o governo.
Reposição salarial já!