Pular para o conteúdo

ADUFPI – 42 anos de luta e resistência

Há 42 anos, na Universidade Federal do Piauí, em Teresina, era Fundada a Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí (ADUFPI).

Hoje, dia 12 de junho de 2021, ao celebrar essa data, a ADUFPI – Seção sindical do Andes carrega consigo a bandeira de um sindicato autônomo, classista, democrático e ideologicamente comprometido com os interesses da classe trabalhadora e com a defesa do caráter público da educação.

Neste contexto, a ADUFPI tem sido ao longo dessas décadas uma ferramenta de organização e mobilização dos docentes, para resistir ou avançar, na proteção dos seus direitos, e promover lutas por mudanças sociais.

Durante essa longa caminhada, muito foi conquistado e ainda há muito o que conquistar. A nossa atuação transpassa as fronteiras do Estado e tem repercussões nacionais, sendo uma seção sindical reconhecida e respeitada pela sua história e suas posições.

Nesses 42 anos o que nos marca, infelizmente, não são motivos para comemorar ou festejar, mas reverenciar sim, as lutas, os companheiros e companheiras que se dedicaram na construção da nossa história.

Em tempo de crises, como vive atualmente o Brasil, fica evidente que não estamos tratando só de direitos e conquistas da classe trabalhadora, e particularmente dos docentes, mas estamos cuidando de salvar vidas e libertar milhares de pessoas, vizinhos, parentes, desempregados do fantasma da fome por irresponsabilidade do governo genocida de Bolsonaro.

Infelizmente atravessamos esses 42 anos com esse registro histórico, que acontece no período em que mais de 470 mil mortes, milhares de trabalhadores (as) perderam a vida por conta da COVID-19 e outros milhares lutam para continuar sobrevivendo, enquanto o Governo Federal acelera o processo de desmonte dos serviços públicos, implementa uma perseguição ideológica às instituições Universitárias e atenta contra o Estado Democrático de Direito.

Mas a verdade é que essa trajetória nunca teve momentos fáceis como testemunharam e testemunham todos e todas que fizeram e fazem parte da história dessa categoria valorosa e lutadora da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí.

 

Parabéns, ADUFPI, e que venham outros 42 anos!