Pular para o conteúdo

A Adufpi homenageia os 69 anos do Colégio Técnico de Teresina

Nesse mês de maio, o Colégio Técnico de Teresina – CTT completa seus 69 anos, reafirmando-se como referência educacional piauiense

 

O Colégio Técnico de Teresina – CTT-UFPI comemora nesse maio de 2023 sua trajetória de êxito na história do Piauí: são 69 anos contribuindo para a educação de nosso estado. Trajetória essa que teve início, oficialmente, com a consolidação do Projeto da Escola Agrotécnica de Teresina (EAT), em 1954.

Dez anos depois, a instituição foi inaugurada sob uma nova denominação, Colégio Agrícola de Teresina. Ao longo dessas mudanças, o Colégio passou por algumas etapas distintas e expressivas, até culminar com a implementação do modelo de Educação Básica aliada ao curso Técnico Agrícola, em nível médio. Posteriormente, outra mudança significativa foi o Decreto n. 78.672  de 5 de novembro de 1976, que estabeleceu  a transferência do CAT para a FUFPI, sob a condição dessa instituição  continuar formando técnicos de nível médio.

Hoje, o CTT é resultante de transformações que foram sendo realizadas ao longo dos anos, tais como: a implementação do ensino das áreas de Enfermagem e de Informática, incentivando também estudos e práticas de saúde e de tecnologia; várias reformas, com a ampliação do seu plano arquitetônico, ocorrida nos meados dessa última década; e, mais recentemente, em 2018, a abertura dos primeiros cursos em nível de Pós-Graduação.

Segundo Julinete Castelo Branco, professora de História do CTT-UFPI e diretora da Secretaria Geral da ADUFPI, “com uma longa história educacional, apesar dos inúmeros desafios que a educação atravessou e atravessa, o CTT continuou a receber e  formar  jovens oriundos de várias cidades do PI e MA e,  aos 69 anos, a instituição segue uma importante e desafiante trilha na educação  e na história piauiense, como um espaço educacional de múltiplas significações, histórias, memórias e possibilidades”.