ADUFPI realizou, nessa quinta-feira (06), uma ação em alusão ao Outubro Rosa, campanha que foi o tema da roda de conversa conduzida pelo mastologista Luiz Ayrton, na sede da Associação. O objetivo do encontro foi fortalecer a conscientização sobre o combate, a prevenção e o diagnóstico do câncer de mama.
Marli Clementino, Presidenta da ADUFPI, agradeceu a presença de todos e destacou a relevância do tema. “É sempre importante a gente discutir para além das ações políticas mais amplas. A campanha Outubro Rosa faz parte das ações que interpelam e que envolvem nossa vida de forma direta”, pontuou a Presidenta.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil. Durante sua fala, o médico mastologista Luiz Ayrton alertou que sentir dor nas mamas não necessariamente significa que a pessoa está com a doença, por isso a importância da realização de exames.
“Em 2006, a Fundação Maria Carvalho Santos, sediada em Teresina, realizou o primeiro Outubro Rosa. Nossa ideia é buscar a promoção do diagnóstico precoce do câncer de mama. Agradeço à ADUFPI pelo convite e pela oportunidade de compartilhar mais do assunto com vocês”, destacou o mastologista.