Manifesto pela liberdade de expressão e contra o autoritarismo
Mais de 40 entidades sindicais e estudantis de Pernambuco e do Brasil lançaram, na tarde desta quinta (8), o Manifesto.
Mais de 40 entidades sindicais e estudantis de Pernambuco e do Brasil lançaram, na tarde desta quinta (8), o Manifesto em Defesa da Vida, da Democracia, da Liberdade Sindical e da Liberdade de Expressão. A ação é fruto de uma grande articulação desses movimentos contra a escalada autoritária e intimidatória do governo Bolsonaro – que encara os sindicalistas, professores, artistas, intelectuais, estudantes e militantes partidários como inimigos.
O Manifesto traz uma mensagem de solidariedade à professora Erika Suruagy, docente da UFRPE e atual vice-presidenta da Aduferpe. Como todos sabem, a professora foi intimada a depor em inquérito na Polícia Federal – como responsável pela instalação de 72 outdoors em Pernambuco. A mensagem do outdoor incomodou o presidente da República: “O senhor da morte chefiando o país. No Brasil, mais de 120 mil mortes por COVID-19. #ForaBolsonaro”. Isso foi em agosto de 2020. Hoje, a situação é muito pior.
Depois da intimidação à professora Erika Suruagy, a UNE decidiu fazer campanha para colocar outdoors em todo o país, e já tem cartazes instalados em muitas cidades brasileiras. Em breve, a Aduferpe vai disponibilizar arte de outdoor, com os números atualizados da verdadeira carnificina patrocinada pelo despresidente.