Há exatos 50 anos era fundada nossa Universidade Federal do Piauí
Que lições nos foram possíveis aprender em meio século de existência e quais perspectivas conseguimos vislumbrar para os próximos 50 anos?
Nós da ADUFPI, acreditamos que uma universidade como a nossa não se finda apenas em alunos, professores e salas de aula. Pelo contrário, talvez esteja aí um de nossos tesouros mais preciosos do universo que ocupamos. A diversidade e a inclusão de infinitas subjetividades em nossa instituição. Das humanas às exatas, da saúde à tecnologia, dos técnicos administrativos, terceirizados ,docentes, alunos e a toda sociedade, foram necessárias muitas lutas e ações em prol do crescimento e da valorização de nossa universidade, que certamente perdurarão junto ao tempo de outras primaveras.
Foram muitas histórias,conquistas, desafios e princípios que provavelmente ainda irão guiar as próximas gerações, fruto de nossos esforços em compartilhar e aprender novos conhecimentos. Acreditamos que daqui há 50 anos ainda estaremos lutando pela garantia de nossos direitos, pelo respeito à vida e o compromisso com a ciência. Sobretudo agora, no momento em que vivemos uma pandemia.
Mas acima de tudo, nós da Associação de Docentes da Universidade Federal do Piauí, acreditamos que a defesa por uma educação pública, gratuita e de qualidade, democrática e inclusiva seja sempre um compromisso vivo e atuante com qual possamos nos valer, pois é dessa forma que pretendemos construir o futuro de nossa UFPI, democrática, plural, em crescimento constante e de luta.