Em uma manhã marcada pelo diálogo e compromisso com a categoria, a Diretoria da ADUFPI promoveu, nesta quinta-feira (11), uma reunião voltada às professoras e professores aposentadas(os), com o objetivo de esclarecer dúvidas e avançar no entendimento coletivo sobre as ações judiciais que envolvem direitos históricos da categoria.
Coordenado pela presidenta da ADUFPI, professora Escolástica Santos, e pela professora aposentada e Diretora Acadêmico-Cultural, Socorro Solano, o encontro contou com a participação de toda a equipe da assessoria jurídica do sindicato, que esteve à disposição para prestar os devidos esclarecimentos.
Durante a reunião, foram abordadas de forma sistemática as principais pautas jurídicas de interesse das aposentadas e dos aposentados, incluindo as ações referentes ao 3,17%, o reposicionamento na carreira e as especificidades das(os) docentes que se aposentaram nos anos 1990 e que tiveram alguns direitos negados, de modo que acumulam perdas históricas. A condução foi organizada por ordem de temas, garantindo maior clareza e objetividade no atendimento aos participantes.
A Diretoria reforçou que ações judiciais requerem paciência e tempo para sua tramitação, destacando que há casos que, por sua especificidade, necessitam de tratativas diferenciadas junto ao Judiciário. Isso reforça a importância dessas reuniões envolvendo nossa Assessoria jurídica, pois entendemos que é um direito das(os) associadas(os), bem como um compromisso da Diretoria da ADUFPI manter a categoria informada e bem assessorada durante todo o processo.
A ADUFPI segue firme na defesa dos direitos das professoras e professores, ativos e aposentados, compreendendo que a luta por justiça e reconhecimento é parte fundamental da valorização do trabalho docente em todas as fases da vida profissional.