A Diretoria da ADUFPI realizou, na manhã desta quinta-feira, dia 4 de setembro de 2025, uma reunião com usuários(as) do plano UNIMED para discutir a proposta de reajuste anual apresentada pela operadora.
A proposta apresentada apontou um índice de 6,77%, calculado de forma linear com base no IPCA, sem distinção entre os planos nacional e regional. De acordo com a análise da sinistralidade (relação receita versus despesa), o plano se mantém financeiramente saudável.
No entanto, durante a reunião, a categoria docente destacou a necessidade de melhorias no atendimento e maior transparência por parte da operadora. Foram apontadas dificuldades na marcação de consultas, principalmente pela limitação da “janela de agendamento por vagas”, que muitas vezes impede o acesso a consultas em prazos razoáveis. Também foi destacada a necessidade de atualização constante do cadastro de médicos, uma vez que o aplicativo apresenta profissionais que não estão mais credenciados.
A ADUFPI reforça que esses pontos serão discutidos com a assessoria jurídica, visando identificar as melhores possibilidades de negociação dentro das cláusulas contratuais.
Após as discussões, a comissão de negociação foi montada a partir dos(as) docentes que se propuseram a integrar o grupo, sendo estes:
- Marcos Antonio Santos
- Manoel Vieira
- Barbara Johas
- Alexandre Medeiros
- Kelson Vieira
Os demais membros da Diretoria da ADUFPI, pela natureza de suas funções de direção, terão acesso às reuniões da comissão, acompanhando e fortalecendo o processo de negociação do plano de saúde.
Encaminhamentos:
- Dialogar com a assessoria jurídica para avaliar estratégias de negociação.
- Solicitar melhorias na transparência e no processo de agendamento de consultas.
- Requerer atualização do cadastro de médicos no aplicativo da UNIMED.