Pular para o conteúdo

NOTA DE REPÚDIO CONTRA FECHAMENTO DOS CURSOS DE LICENCIATURA NO CAMPUS CLÓVIS MOURA DA UESPI

A ADUFPI vem a público expressar veementemente repúdio à recente decisão do Conselho Universitário (Consun) da UESPI de unificar e concentrar a oferta dos cursos de licenciatura apenas no campus Torquato Neto, determinando o fechamento desses cursos no campus Clóvis Moura. Essa medida, tomada sem diálogo prévio com a comunidade acadêmica, traz grandes preocupações em relação ao impacto negativo e imediato para estudantes, professoras e professores e demais trabalhadores desse campus.

 

Entendemos que a transferência forçada de cursos desconsidera a já insuficiente infraestrutura do campus Torquato Neto, onde faltam professores para atender à crescente demanda por salas de aulas com capacidade para comportar a comunidade universitária. Além disso, o fechamento dos cursos do Clóvis Moura prejudica o acesso de muitos estudantes, principalmente daqueles que residem em regiões periféricas da zona sudeste de Teresina,  que agora enfrentarão desafios ainda maiores para garantir sua formação.

 

A ADUFPI reforça seu compromisso com a luta por uma universidade pública, gratuita, de qualidade, socialmente referenciada e inclusiva, respeitando, sempre, a construção coletivas das suas decisões, sobretudo a esta que presenciamos, sem o devido diálogo transparente e necessário com discentes, técnicos administrativos e docentes do Campus Clóvis Moura. Reafirmamos, portanto, nosso repúdio ao fechamento dos cursos de licenciatura no campus Clóvis Moura e convocamos a categoria docente e toda a sociedade piauiense a unir forças em defesa da autonomia universitária e da valorização da educação pública.