Nesta terça-feira, dia 21 de maio, na Regional de Picos, ocorreu uma assembleia regional na qual teve como ponto de pauta central: avaliar a proposta feita pelo governo federal apresentada no último dia 15 de maio de 2024 e a possibilidade de apresentação de uma contraproposta.
A assembleia regional contou com a presença da Presidenta da ADUFPI, Profª. Escolástica Santos, acompanhada do diretor de esportes, Prof. João Marcelo e da professora aposentada e diretora acadêmico-cultural da ADUFPI, Profª. Socorro Solano.
A coordenação da regional de Picos esteve representada na figura do Prof. Mairton Celestino, e também, dos docentes Jaaziel Carvalho e Oneide Rocha.
Em ampla discussão com a categoria presente e apreciação das dúvidas referente aos índices apresentados pelo governo na proposta, as professoras e professores decidiram com 31 votos contrários, 3 abstenções e nenhum voto favorável, recusar a proposição feita pelo governo no último dia 15 na mesa setorial de negociação.
E como encaminhamentos, a assembleia acolheu:
1. Fortalecer os encaminhamentos postos na assembleia de Teresina, com perspectiva da construção de assembleia geral para deflagração de greve, entre 27 e 29/05.
2. Que o ANDES seja sensível à pauta dos aposentados, buscando a isonomia com os ativos;
3. Forte defesa da recomposição orçamentária das IFES;
4. Discutir pontos específicos da carreira docente, como a diminuição do tempo dos interstícios da progressão, bem como a sua simplificação comprobatória, na perspectiva de uma progressão automática;
5. Barrar as propostas de precarização das IFES e da carreira docente, instituídas no governo de Bolsonaro (Revogaço).