Nesta terça-feira, 21 de maio, foi realizada em Teresina, uma Assembleia Geral Extraordinária com o ponto de pauta “Avaliação e posicionamento acerca da proposta do governo federal apresentada no dia 15 de maio de 2024” na mesa setorial de negociação. A sessão foi aberta pela Presidenta da ADUFPI, Profª. Drª. Escolástica Santos e os trabalhos foram conduzidos pela Profª. Drª.Bárbara Johas, vice-presidenta do sindicato, pela Profª Drª. Nayane Costa, secretária geral e Prof.Dr.Kelson Vieira, diretor financeiro.
Também estiveram presentes o Prof.Dr Arnaud Azevêdo, diretor sindical, a diretora de imprensa, Profª.Drª. Edivânia Lima, o diretor de esportes, Prof.Dr. João Marcelo, a diretora de sede, Profª.Drª. Naise Caldas e a diretora acadêmico-cultural, a Profª. Socorro Solano.
O Prof. Kelson Vieira, apresentou uma análise detalhada sobre a proposta atual do governo, demonstrou as diferenças entre a proposta atual e a anterior, evidenciando os percentuais propostos e seus impactos diretos na carreira docente.
Ainda na fala do Prof. Kelson Vieira, foram expostos pontos críticos da proposta e as possíveis consequências para a carreira docente, destacando a necessidade de uma análise, posicionamento e deliberação diante da insatisfação das professoras e professores com os índices.
Os participantes debateram a proposta questionando os percentuais oferecidos pelo governo, as diferenças de ganho real entre os professores, bem como o fato de que a proposta não abarca de forma real os aposentados.
Por ampla maioria, a proposta apresentada pelo governo federal foi rejeitada e ao final da assembleia, foram tomadas decisões estratégicas para o enfrentamento dos desafios impostos pela proposta governamental, e como encaminhamentos, a assembleia acolheu:
1) Propor uma assembleia, acordada e construída com a multicampia, entre os dias 27 e 29 de maio, tendo como pauta a deflagração de greve imediata;
2) Utilizar as redes sociais para informar e mobilizar a comunidade acadêmica sobre a greve, através de vídeos e outras formas de comunicação;
3) Realizar uma caminhada pelos centros da UFPI com a finalidade de mobilizar a categoria docente para a próxima Assembleia Geral de greve;
4) Encaminhar como proposta ao governo a proposta original apresentada
pelo ANDES.