Pular para o conteúdo

SERVIDORAS E SERVIDORES PÚBLICOS PARTICIPAM DE ATO NACIONAL E PARALISAM ATIVIDADES NA UFPI

 

Na manhã desta terça-feira, dia 3 de outubro, a ADUFPI em parceria com a ADCESP, DCE, SINTUFPI e ANDES organizaram um ato de paralisação de atividades, no pórtico da Universidade Federal do Piauí.

 

A ação integra um calendário nacional de atividades da campanha pelo Dia Nacional de Luta Contra as Privatizações e Ataques dos governos aos Serviços Públicos, e também, pela Campanha Nacional de Recomposição Salarial 2024.

 

 

Representando a Diretoria da ADUFPI, estiveram presentes, a Secretária Geral, professora Julinete Castelo Branco, a Diretora Acadêmico Cultural, professora Simone Hoefel, a Diretora Sindical, professora Carmen Lima, o Vice-presidente, professor Alexandre Medeiros, e a Presidenta do sindicato, professora Marli Clementino.

 

 

Ao iniciar as falas, a professora Carmen Lima, destacou a importância do sindicato mobilizar sua categoria e buscar também adesão de outros movimentos sociais e sindicais, na luta pela garantia dos direitos da classe trabalhadora: Nós, enquanto docentes, precisamos nos unir e construir a luta sindical para reverter todo o quadro de precarização que paira sobre nossas carreiras e que por conseguinte, tem precarizado cada vez mais os serviços públicos no Brasil.

 

 

Já a professora Marli Clementino, reforçou que a luta sindical, de professoras e professores, de técnicos administrativos e dos estudantes é fundamental para galgar quaisquer garantias de direitos: Temos uma árdua luta pela frente, Luta esta que envolve a derrubada da PEC 32, a revogação de todas as medidas do governo anterior que fere de morte a classe trabalhadora, vilipendia nossas profissões e empobrece toda gama de serviços públicos no Brasil, seja este o SUS, o direito à moradia, e principalmente, a educação pública, gratuita e de qualidade.

 

Importante mencionar que vai acontecer dia 07/10 uma plenária presencial dos servidores públicos federais em Brasília, em que  será debatida a possibilidade de greve no setor.