Finalizando o cronograma de visitas às regionais do sindicato, a Diretoria da ADUFPI chega à cidade de Parnaíba para mais uma assembleia junto à categoria docente. Visando discutir as estratégias de mobilização para a campanha salarial de 2024, além de outros assuntos referentes às condições de trabalho, ações judiciais e eleições para reitoria da Universidade Federal do Delta do Parnaíba, a Presidenta da ADUFPI, professora Marli Clementino, dialogou com professoras e professores visando pautar e construir coletivamente a organização sindical e docente da regional de Parnaíba.
A Diretoria foi recepcionada pela Administração Superior da UFDPar, e na oportunidade, o atual reitor, Professor João Paulo Sales Macedo apresentou de forma minuciosa quais pontos são fundamentais para a categoria docente em Parnaíba visto as condições apresentadas no cotidiano das professoras e professores da universidade. Durante a sessão, foram elucidadas todas as dúvidas referentes às ações dos 3,17% e URP, que atualmente estão tramitando na justiça e já contemplou o pagamento de vários docentes da UFPI.
Em destaque, a Professora Marli comenta que é “necessário a mobilização intensa das (os) docentes do norte do Estado, pois, estes representam uma força política de grande importância para angariar novas conquistas para nós, docentes, assim como, unir forças neste momento significa lançar mão das oportunidades de dialogar com um governo democrático a fim de manter as negociações ativas e favoráveis às servidoras e servidores públicos”.
O Professor Osmar Alencar, coordenador da regional de Parnaíba, em sua contribuição reforçou que a luta sindical precisa se fortalecer ainda mais neste momento de negociação e de luta para as professoras e professores que“ é papel da ADUFPI comparecer às suas bases para vivenciar as problemáticas apresentadas em cada uma de suas regionais, fomentando a multicampia e organizando as pautas de lutas pelos direitos da categoria docente”.
Também esteve presente na assembleia, a professora aposentada, 2ª Vice-Presidenta da ADUFPI, Raimunda Costa Cantuária, que representa o sindicato no litoral. De forma sucinta e elucidativa, a professora Cantuária instigou o público de aposentadas e aposentados do sindicato a se manter confiantes e organizados em todas as pautas que favorecem ou desafiam a educação pública superior. “ Sejam estas pela campanha salarial ou ações jurídicas, as professoras e professores da UFDPar devem se engajar nas lutas que estão postas para nossa categoria”.