A Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí (ADUFPI) participa do 42º Congresso do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN), sediado em Fortaleza, Ceará. O Congresso reune representantes de diversas seçoes sindicais de todo o país e se constitui como um importante espaço de debate e articulação para a categoria docente. A delegação da ADUFPI é formada por 11 delegadas, delegados e um observador.
Durante o congresso, a ADUFPI destacou a relevância da organização sindical e da participação ativa de docentes da multicampia na construção de pautas e estratégias junto ao sindicato nacional. A representatividade diversificada fortalece a voz da categoria e amplia sua capacidade de atuação em defesa de seus direitos e interesses.
“A formação política e o debate sobre a conjuntura e principais ações para o ano de 2024 são fundamentais para enfrentarmos os desafios que estão postos em nosso país quanto a luta por educação de qualidade nas Universidades públicas em nosso país” afirmou a presidenta, professora Marli Clementino. “Estamos aqui para reforçar nosso compromisso com a valorização da carreira docente e a pautar a organização sindical para fortalecer nossas bases.”, reforçou a nova presidenta eleita, professora Maria Escolástica.
Além disso, com as delegações indignadas com a falta de negociação do governo sobre a pauta salarial, teve início o bloco que debateu o Plano de Lutas do Setor das Instituições Federais (Ifes), no 42º Congresso do ANDES-SN. As discussões e deliberações começaram na tarde de quarta-feira (28) e serão concluídas na sexta-feira (01/03).
Após mais de duas horas de debates, foi aprovado, pela maioria dos e das participantes, “dar continuidade ao trabalho de unidade de ação com os(as) demais servidores(as) públicos(as) federais, visando fortalecer as Campanhas Salariais de 2024 e 2025, intensificando a mobilização de base, na construção de greve do ANDES-SN e do setor da educação no primeiro semestre de 2024, tendo como horizonte a construção de uma greve unificada no funcionalismo público federal em 2024”.
A participação da ADUFPI no 42º Congresso do ANDES-SN reforça o compromisso da entidade com a defesa dos direitos e interesses dos docentes, bem como com a promoção de uma educação pública, gratuita e de qualidade para todos.