Pular para o conteúdo

2023: um ano de desafios e conquistas!

Iniciamos o ano de 2023 com muitas expectativas em função da vitória do campo democrático e a certeza de que muito tínhamos a construir do que foi destruído nos quatro anos anteriores com os ataques a ciência (negacionismo), aos serviços públicos e agudizados por uma pandemia negligenciada pelo governo produzindo mortes e adoecimentos físicos e mentais. Entendemos 2023 como um ano de reconstrução de nosso padrão civilizatório e defesa de garantias fundamentais do direito à educação pública, gratuita e de qualidade.

 

Neste intuito, integramos todas as lutas junto a nosso sindicato nacional, o ANDES que junto ao FONASEFE e ao FONACATE construímos uma pauta unificada para as negociações com o governo recém-empossado visando o fortalecimento da luta de servidoras e servidores públicos federais. Pauta estabelecida e reabertura de Mesa Nacional de Negociação, a primeira batalha vencida foi o percentual de 9% para o funcionalismo publico tendo em vista os últimos 6 anos sem quaisquer reajustes, entretanto sabendo que esse percentual é muito maior, o processo de negociação continuou para que o orçamento de 2024 contemplasse o funcionalismo público federal e no caso das Universidades Federais o foco para além do salário, envolve carreira e condições de trabalho.

 

Estivemos na luta pelo REVOGAÇO de todas as medidas neoliberais que atacam os serviços públicos como a PEC 32, a EC 95, Novo Ensino Médio – NEM, reformas da previdência, dentre outras, e continua em 2024 em função de não termos, ainda, conseguido barrar a maioria das pautas em curso no congresso nacional que precariza as condições de vida da população brasileira.

 

No cotidiano de nossas lutas no Estado do Piauí, com nossas regionais de Bom Jesus, Floriano, Parnaíba e Picos, acompanhamos a pauta nacional do Andes nos fazendo presente nas reuniões do Setor das IFES e encaminhando junto à nossa categoria as questões a serem deliberadas coletivamente. Foi assim também em ações junto aos movimentos sociais e sindicais no Piauí, junto a Fóruns, Conselhos, Frentes e movimento discente e técnicos. Em ações nas ruas e na universidade.

 

A ADUFPI integrou diversas frentes de luta e pautou internamente o enfrentamento a todos os tipos de violências vivenciadas no âmbito da Comunidade Acadêmica, especialmente a violência de Gênero dentro e fora da universidade, neste sentido nos somamos a todos os movimentos para o enfrentamento desse grave problema.

 

A ADUFPI atuou coletivamente com o movimento discente e técnicos administrativos no sentido do fortalecimento da Universidade Pública, autônoma, gratuita e de qualidade. Em assembleia geral comunitária reunimos os três segmentos e elencamos um conjunto de demandas urgentes a serem resolvidas pela Administração Superior da UFPI, pauta não resolvida ainda e que nos impele a necessidade de continuarmos o processo de luta.

 

Ante os desafios elencados e ainda a serem enfrentados, também realizamos atividades de formação política e sindical através palestras e rodas de conversas que versaram sobre os desafios políticos atuais para servidoras e servidores públicos federais, gênero e diversidade na universidade, saúde física e mental nas campanhas mensais que tratam de temáticas específicas envolvendo as diferentes faixa-etárias que frequentam nossa sede social, realizando um trabalho de cuidado e estimulando o autocuidado para além de nossas associadas e associados, dialogando com a comunidade.

 

Nesta direção a pauta agroecológica com a urgência da sustentabilidade em nosso planeta, o lançamento de livros, as parcerias nas diferentes atividades esportivas, com o Premaut, a garantia de atividades específicas para o bem-estar das associadas e associados, as festas, as ações de solidariedade compõem um pouco do que fizemos sempre organizados e sintonizados com nossa categoria. Foi assim que conseguimos a execução do 3.17, direito conquistado que começou a ser pago em 2023.

 

Temos um ano novo inteiro para construir! 2024 inicia e com ele os desafios que sabemos que somente coletivamente e organizados conseguiremos galgar vitórias para a classe trabalhadora em nosso país! As pautas estão postas: luta por condições dignas de trabalho, salário, carreira, contra a PEC 32, contra o NEM! Defesa irrestrita de uma educação pública, gratuita e de qualidade!

 

“Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas”

 

GESTÃO: ADUFPI EM TEMPOS DE LUTA! AUTONOMIA, DEMOCRACIA E RESISTÊNCIA!