Na tarde desta quarta-feira, 20 de agosto de 2025, a Diretoria da ADUFPI, representada pela vice-presidenta, professora Bárbara Johas, esteve presente no evento em comemoração ao centenário de Clóvis Moura, intelectual piauiense de grande relevância nas ciências humanas e na literatura brasileira.
O evento ocorreu no cine teatro da UFPI sob coordenação do professor e presidente da Fundação Maurício Grabois, Dalton Macambira que na em sua fala de abertura destacou a trajetória do pensador Clóvis Moura, ressaltando sua contribuição para o debate sobre a escravidão no Brasil e a importancia de sua trajetória politica e intelectual.
Sociólogo, historiador, jornalista, poeta e militante, nascido em Amarante, Clóvis Moura dedicou sua vida à produção de uma obra profundamente comprometida com a literatura e também com a luta contra o racismo estrutural no país.
Autor de clássicos como Rebeliões da Senzala, ele expôs as contradições da sociedade brasileira, valorizou o protagonismo negro na resistência contra a escravidão e lançou bases fundamentais para o pensamento crítico antirracista no Brasil.
A professora Bárbara Johas também participou como moderadora da primeira mesa do evento, intitulada: Clóvis Moura e suas múltiplas facetas intelectuais, reforçando o diálogo entre universidade, movimentos sociais e a produção intelectual comprometida com a transformação social.
A mesa foi composta pelo estudante do curso de história da UFPI Caio Felipe Rodrigues Miranda e pelos palestrantes, José Elmar de Melo Carvalho (APL) e o Prof.Nílson Cordeiro Ferreira da Confraria Camoens.
“ A ADUFPI enquanto sindicato que defende as bandeiras de luta contra as desigualdade sociais, raciais e de gênero, reconhece a importância de participar deste evento que celebra o centenário de um autor piauiense que contribui imensamente para os debates sobre a resistência e o protagonismo negro, bem como contribuiu para lanças as bases do que hoje denominamos de pautas por igualdade racial que são fundamentais para a luta sindical” destaca a Vice-presidenta.