Outubro Rosa
Mês de prevenção e combate ao câncer de mama, Outubro Rosa!
Outubro se inicia com uma importante missão: A de comunicar a respeito da campanha do mês de prevenção e combate ao câncer de mama, Outubro Rosa! Este movimento surgiu nos anos 90, na cidade Nova York, em movimento chamado Corrida pela Cura, e desde então, o evento tornou-se mundialmente conhecido. A ADUFPI compartilha do objetivo da campanha em compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, sobre o câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.
Estima-se para o ano de 2020 um percentual de pelo menos 66.280 novos casos, e infelizmente, 17 .763 óbitos. Por esse motivo, esperamos que nossas mobilizações consigam atingir a máximo possível de pessoas, pois, como já foi dito anteriormente, prevenção se faz com informação. Fique atenta aos sinais que seu corpo manifesta, nódulos rígidos geralmente indolores, alterações no bico do peito, pele do seio avermelhada, saída de líquidos espontânea de um dos mamilos, são situações que devem ser observadas de perto, procure ajuda médica.
E não pensem que apenas mulheres podem ter câncer de mama, homens também podem desenvolvê-lo mesmo que seja em uma proporção menor quando comparada às mulheres. O Brasil, conta com dispositivos legais que amparam no tratamento do câncer de mama, a Lei dos 30 dias, oficialmente chamada de Lei n.º 13.896/2019, determina que, caso haja uma suspeita de câncer, os exames para confirmar o diagnóstico devem ser realizados em até 30 dias. Ela foi sancionada no final de outubro de 2019 e passou a valer a partir de 28 de abril de 2020, é um direito dos pacientes e, se não for cumprido, a pessoa deve procurar um apoio jurídico.
O tratamento pode incluir cirurgia, quimioterapia e outras intervenções médicas, mas tudo depende da fase em que a doença se encontra, e principalmente, do tipo de tumor a ser tratado.
Esse período de tempo foi pensado como forma de diminuir a burocracia entre a suspeita e a confirmação do diagnóstico para quem depende do Sistema Único de Saúde (SUS). Com isso, diminui-se, também, a demora e aumenta as chances de bons prognósticos. Em Teresina, caso você precise de atendimento e apoio, desde 08 de abril do ano de 1987, a Rede Feminina Estadual de Combate ao Câncer do Piauí, é uma entidade filantrópica que tem como objetivo a luta social no combate ao câncer. O trabalho é realizado por um grupo de 70 voluntárias que realizam ações em prol do bem-estar dos pacientes oncológicos em situação de vulnerabilidade social.
Por isso, previna-se, pratique atividades físicas, evite o consumo exagerado de bebidas alcoólicas. É essencial que sejam feitos exames de rotina. Para mulheres de 50 a 69 anos, é indicado que façam mamografia de dois em dois anos. Mesmo que seja uma doença grave, as chances de recuperação são boas quando se tem um diagnóstico prematuro. Previna-se e viva bem.