Pular para o conteúdo

Nota de apoio aos professores PEDRO RODRIGUES CURI HALLAL e ERALDO DOS SANTOS PINHEIRO, da - UFPEL

A Diretoria da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí - ADUFPI, vem a público declarar apoio e solidariedade aos professores.

A Diretoria da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí – ADUFPI, vem a público declarar apoio e solidariedade aos professores PEDRO RODRIGUES CURI HALLAL (ex reitor), e ERALDO DOS SANTOS PINHEIRO (ex pró reitor de Extensão e Cultura),ambos UFPEL, no qual foram alvo de censura e tentativa de silenciamento por parte do Governo Federal. Nesta terça-feira, dia 2 de fevereiro de 2021, foi publicado no Diário Oficial da União os Temos de Ajustamento de Conduta (TACs), onde os docente são acusados de. “manifestação desrespeitosa e de desapreço direcionada ao Presidente da República”.

Repudiamos veementemente qualquer tentativa autoritária de repressão e de silenciamento da democracia em nossas universidades. A conquista dos instrumentos que garantem a manutenção de um ensino democrático e inclusivo em nossas instituições foram conquistados a duras custas, e portanto, jamais nos calaremos diante de ataques à sua autonomia.

Devemos nos opor e lembrar que resistir sempre será nossa maior arma contra quaisquer manifestações arbitrárias do fascismo e do cerceamento do pensamento crítico e livre em nosso país. A ADUFPI,enquanto sindicato de luta que prima pela defesa dos direitos da categoria docente jamais será conivente com qualquer arbitrariedade que venha ferir os avanços da ciência, da pesquisa e dos conhecimentos produzidos em nossas IES.

A democracia, em seu estado atual, aos poucos se sufoca frente aos ataques, cortes e injúrias perpetradas pelo governo de Jair Bolsonaro. Além da incúria com a qual vem administrando o país diante da crise sanitária causada pelo novo coronavírus, Bolsonaro ainda tem galgado esforços contra os direitos da classe trabalhadora e perseguido brasileiras e brasileiros que se opõem à sua política negacionista e genocida.

Não aceitaremos qualquer tipo de mordaça nem que a liberdade de expressão seja alvo de seus trâmites neoliberais, com qual vem tentado relegar ao campo do ostracismo social os esforços em denunciar suas tentativas opressoras de silenciar quem faz frente à suas ações.

A ADUFPI não medirá esforços para garantir que a democracia seja preservada, e lutará contra toda e qualquer forma de censura. Uma sociedade democrática é uma sociedade em que todas e todos tem direito a voz.